Buscar

15/09/2019 às 10:30, Atualizado em 14/09/2019 às 18:32

Brasil está apto a vender lácteos para o Egito

Com o acordo, produtos brasileiros poderão atingir um mercado de 100 milhões de consumidores.

A abertura do mercado egípcio para produtos lácteos brasileiros foi anunciada neste sábado (14) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A decisão é aguardada desde 2016. Com o acordo os produtos brasileiros poderão atingir um mercado de 100 milhões de consumidores.

“Essa é uma grande notícia que nós esperávamos. Foram muito rápidas as negociações e a partir do mês que vem o Brasil está pronto para exportar produtos lácteos para o Egito. Mais uma vitória de abertura de mercados do Brasil para os países árabes”, explicou a ministra por meio das redes sociais.

A ministra iniciou nesta semana uma missão para o Oriente Médio, em busca de fortalecer a parceria comercial e abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros.

Conforme informações do Ministério as exportações de produtos lácteos do Brasil para o Egito estavam suspensas desde 2015 e, desde 2016 havia um pedido para que o Egito aprovasse o Certificado Sanitário Internacional, que é o primeiro pré-requisito para esse tipo de exportação. As negociações foram intensificadas há duas semanas.

Segundo o adido agrícola brasileiro no Egito, Cesar Teles, o potencial de negócios com a abertura é de cerca de US$ 8 bilhões. “Esse novo mercado é de 100 milhões de consumidores, além dos países vizinhos, pois o Egito tem vários acordos de livre comércio. Vamos ter como competidores os produtores da União Europeia e da Nova Zelândia, que já têm este mercado consolidado, mas de qualquer forma é uma oportunidade para o Brasil ganhar competitividade e ter um novo mercado para o seus produtos”, explicou.

Missão

A ministra Tereza Cristina participou na manhã deste sábado de um café da manhã com autoridades do Egito para tratar de parcerias comerciais entre os dois países. Durante o encontro, também ficou acertado que Brasil e Egito farão uma cooperação técnica para melhoramento genético de gado bovino.

“Ótimas notícias, abertura de mercado, reconhecimento dos produtos brasileiros. Muito boa a reunião, agora vamos aguardar as próximas que espero que sejam tão exitosas quanto esta”, disse a ministra.

Segundo as informações do Ministério, a intenção do Egito é criar uma fazenda modelo no país. Uma missão egípcia deverá vir ao Brasil para conhecer experiências da Embrapa e do setor privado. Eles também foram convidados a visitar a ExpoZebu, em Uberaba (MG). Além disso, o general general Fayez Abaza, diretor de produção animal da Organização Nacional de projetos de Serviços (órgão responsável pelas compras das Forças Armadas e pela segurança alimentar no Egito), disse que quer expandir o comércio com o Brasil comprando mais milho, farelo de soja, alfafa, e gado em pé, além de caprinos. “Esperamos uma relação mais profunda e verdadeira com o Brasil no que se trata dos produtos agropecuários. Espero que a relação seja expandida para outras áreas”, destacou o egípcio.

O secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, afirmou que a reunião foi de extrema importância para o governo egípcio. “Tratou-se de algumas novas parcerias que não estavam sendo conversadas antes. Isso também demonstra que o Egito está começando a olhar para o Brasil como um parceiro estratégico, não apenas nas exportações e importações, mas para fortalecer os investimentos e considerar o Brasil como um país de base para novos projetos”, explicou.

O Egito é o primeiro dos quatro países que serão visitados pela ministra Tereza Cristina na missão ao Oriente Médio. Até o dia 23 de setembro, a comitiva ainda passará pela Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.