Publicado em 28/11/2017 às 13:36, Atualizado em 28/11/2017 às 11:38

NOVA ANDRADINA: Vila Operária e São Vicente recebem mutirão da dengue

Em diversas residências e terrenos baldios foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou neste sábado (25) os mutirões de limpeza nos bairros em combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e demais doenças como febre chikungunya e zika vírus. Os primeiros bairros atendidos foram as Vilas Operária e Santo Antonio e Bairro São Vicente.

As atividades foram iniciadas ainda na primeira hora da manhã, a partir da ESF da Vila Operária, e foi realizada durante toda a manhã de sábado, contando com o apoio de voluntários e de servidores de diversos setores da Secretaria de Saúde.

Conforme o secretário Norberto Fabri Junior, inicialmente, o objetivo da ação é o de conscientizar a população através de orientações básicas a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do mosquito, além de recolher materiais que acumulem água e que possam se tornar possíveis criadouros do vetor, como depósitos de plástico, garrafas, pneus entre outros recipientes.

A remoção dos objetos contou com o apoio da equipe dos mutirões que já atua na Secretaria em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Tatiane Rovani, informou a que esta ação realizada no fim de semana poderá ser repetida em outros pontos do município no decorrer das próximas semanas, conforme a necessidade de cada localidade, acerca do controle sobre a incidência de casos das doenças transmitidas pelo aedes aegypti.

Para Joelma Correia, coordenadora do Controle de Vetores, há uma expectativa de redução no número de casos de dengue, especialmente se cada pessoa fizer a sua parte no combate ao mosquito. “Estamos em um período crítico no que se refere à transmissão de dengue devido a temperatura elevada e a incidência de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito. É muito importante que a população faça sua checagem semanalmente nos quintais, evitando que o mosquito se multiplique. Cada um fazendo a sua parte, com certeza, venceremos a luta contra a doença”, enfatiza a coordenadora.

Casos de Dengue em 2017

De janeiro até agora a Secretaria Municipal de Saúde notificou 69 casos suspeitos. Só em 2015, chegou a um total de 906 casos e mais 509 em 2016. O alerta continua em Nova Andradina, considerando que no mês de outubro foram notificados mais da metade dos casos de 2017, somando mais 37 casos aos 32 já notificados até setembro.