Publicado em 09/11/2017 às 11:00, Atualizado em 09/11/2017 às 10:57

NOVA ANDRADINA: Câmara Municipal adere ao “Novembro Azul”

Idealizador do movimento, vereador Dr. Sandro Hoici faz alerta em apresentação durante sessão da Câmara.

Redação,
Cb image default

Idealizada por Dr. Sandro, a iniciativa integra anualmente o calendário da Câmara de Nova Andradina.

Foto: Thiago Odeque

Em apoio ao movimento “Novembro Azul”, a Câmara de Nova Andradina lançou oficialmente a campanha que marca a prevenção ao Câncer de Próstata no município. A ação foi liderada pelo vereador Sandro Hoici, que em apresentação, destacou aspectos relacionados ao diagnóstico, à prevenção e tratamento da doença.

De acordo com o médico e parlamentar, é o segundo câncer mais comum nos homens, não tem sintomas na fase inicial e o risco de incidência é maior com a idade. “A prevenção é o cuidado para uma vida saudável. Além de exames anuais orientados pelo urologista, o diagnóstico, se feito precocemente, é fator essencial para o tratamento, com maiores chances de cura”, frisou.

Entre as recomendações para uma vida saudável, o médico elenca como essenciais, visita periódica ao médico, exames de rotina feitos anualmente, atividades físicas regulares, manutenção do peso ideal, alimentação saudável, evitar o consumo de gordura animal e álcool, além de não fumar.

Conforme relatório divulgado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), anualmente são registrados em torno de 69 mil novos casos da doença. As chances de cura são de 90%, se diagnosticada precocemente. “Em resumo, a prevenção ainda é o melhor remédio”, reforça o parlamentar.