Buscar

13/02/2024 às 07:30, Atualizado em 12/02/2024 às 19:51

Juntos, MS, PR e SP vão promover ações contra a dengue depois do Carnaval

Força-tarefa tem como foco eliminar criadouros do Aedes aegypti nos municípios de divisa entre os estados

Cb image default
Amontoado de lixo propício para a proliferação do mosquito da dengue (Foto: Henrique Kawaminami) 

As Coordenadorias Estaduais da Defesa Civil do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo anunciaram uma iniciativa conjunta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue e outras doenças.

 A força-tarefa ocorrerá na semana seguinte ao Carnaval, de 19 a 23 de fevereiro, nos municípios localizados na divisa entre os três estados, segundo o Campograndenews.

A decisão de unir esforços foi tomada durante uma reunião virtual que contou com a participação dos coordenadores das respectivas Defesas Civis: Capitão Maxwelbe Moura Fé, representando o Mato Grosso do Sul; Coronel Fernando Schunig do Paraná e Major Claudia Bemi de São Paulo.

O plano de ação consiste em realizar um mutirão de limpeza em colaboração com as equipes municipais, para a remoção física dos criadouros do Aedes aegypti. As atividades incluirão visitas às áreas mais críticas, distribuição de sacos de lixo, limpeza de terrenos e coleta de lixo pelos caminhões das prefeituras. Além disso, haverá orientação à população para que realizem a limpeza de calhas e de qualquer objeto que possa acumular água.

Além das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos e passagem de fumacê nos bairros, os participantes concordaram em realizar uma capacitação mútua. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo promoverá o treinamento, envolvendo todos os coordenadores municipais e regionais das cidades situadas na divisa entre os estados.

O treinamento abordará temas essenciais, como a transmissão da doença, identificação dos sintomas, ações eficazes para eliminar criadouros do mosquito e manejo adequado de lixo e objetos inservíveis. Estudos indicam que 80% dos focos da dengue encontram-se dentro das residências.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.