Buscar

18/10/2017 às 15:00, Atualizado em 18/10/2017 às 13:01

Incêndio no Parque das Várzeas do Rio Ivinhema já atingiu mais de 18 mil hectares

As prefeituras de Jateí, Naviraí e Taquarussu estão apoiando o trabalho, fornecendo alimentação.

Cb image default
Divulgação

Estimativa da equipe do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) que trabalha no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema aponta que cerca de 18 mil hectares de vegetação da Unidade de Conservação, em áreas de várzea e antigas pastagens, foram consumidos pelo incêndio que atinge o local desde a última sexta-feira (13).

Até a manhã de terça-feira (17) o controle das chamas era realizado pelas equipes de combate formadas por 9 militares do Corpo de Bombeiros (de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema) pelos cinco funcionários da equipe do Parque e por 2 funcionários da prefeitura de Taquarussu.

As prefeituras de Jateí, Naviraí e Taquarussu estão apoiando o trabalho, fornecendo alimentação.

De acordo com Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul responsável pela equipe que atua na Unidade de Conservação, toda área queimada está localizada no município de Jateí, na parte Norte do Parque. “A vegetação queimada é basicamente de brachiária. A perda mesmo é de fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho).

O incêndio foi provocado por um raio e há três anos não tínhamos queimada. Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande”, afirmou.

Os bombeiros devem fazer um sobrevoo de helicóptero pela região para ter um diagnóstico mais preciso da situação. O trabalho de controle do incêndio continua, mas a distância, o difícil acesso e o vento forte ainda dificultam o trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.