Buscar

21/04/2017 às 14:37, Atualizado em 21/04/2017 às 12:49

Empresário fotografa cobra devorando ave em Ivinhema

Fotógrafo nas horas vagas, ele relatou que artimanha da serpente chamou atenção.

Cb image default
Jiboia se escondeu na casa de joão-de-barro para dar bote (Foto: Emerson Bordim/Arquivo pessoal)

O empresário Emerson Bordim, de 51 anos, fotografou uma jiboia devorando uma ave em Ivinhema, região sul de Mato Grosso do Sul. Fotógrafo nas horas vagas, ele relatou ao G1 que a artimanha da serpente no quintal do sítio onde mora chamou a atenção.

“Ela conseguiu entrar na casa do joão-de-barro para esperar os pardais que ali estavam fazendo ninho”, disse.

Pesquisadora de répteis, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Vanda Lúcia Ferreira explicou ao G1 que a jiboia pode caçar ativamente sua presa, mas pode também ficar à espreita esperando a oportunidade para capturar, como foi esse caso.

“Esse é um filhote, mas um adulto pode atingir de 2 a 3 metros facilmente. Essas serpentes, em geral, comem roedores e aves. Possui hábito arborícola e terrestre, mas prefere as árvores, onde passa mais desapercebida. São grandes, fortes, pesadas e lentas para caminhar, mas executam o bote com muita rapidez. Tem muitos dentes, mas não tem veneno.”

Vanda destacou ainda que a jiboia é da mesma família das sucuris. “Matam a presa ao abraçá-la, enrodilhando-a e apertando, matando a presa por asfixia, pois a cada vez que a presa expira, ela aperta mais e impede que novo ar entre para os pulmões da sua presa.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.