Publicado em 17/05/2017 às 13:01, Atualizado em 17/05/2017 às 12:36

NOVA ANDRADINA: João Dan pede inclusão de teste do Zika Vírus na lista de exames pré-natais

Na indicação, o parlamentar ressalta ainda a necessidade de ampliar os esclarecimentos em relação ao vírus.

Redação,
Cb image default
Proposta foi apresentada por João Dan em sessão da Câmara (Foto: Thiago Odeque)

Com o objetivo de incluir na Rede Municipal de Saúde, o teste do Zika Vírus entre os exames obrigatórios no pré-natal, o vereador João Dan (PSDB), apresentou a proposta em Sessão Ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (16).

Na indicação, o parlamentar ressalta ainda a necessidade de ampliar os esclarecimentos em relação ao vírus, durante o período de gestação. “O Zika Vírus, doença transmitida as pessoas, principalmente, através da picada de mosquito, está assustando a população em geral, em especial, as gestantes. São muitas as dúvidas e por isso, fazer o pré-natal é fundamental”, argumenta.

João Dan esclarece ainda que no geral, a rede pública oferece de duas a três ecografias durante o período gestacional, normalmente uma no início e outra no final da gestação. “A realização do teste ainda no início da gestação, possibilitaria um tratamento diferenciado às mães que obtivessem resultado positivo para doença. Assim, elas teriam tempo para esclarecimentos junto à equipe médica sobre a doença e o risco do bebê nascer com microcefalia”, reforça.

Aprovada por unanimidade pelos vereadores, durante a 13ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, a indicação foi encaminhada ao Secretário Municipal de Saúde, Norberto Fabri Junior e ao chefe do Executivo municipal, José Gilberto Garcia.

Fonte - Assessoria