Publicado em 02/11/2017 às 16:30, Atualizado em 02/11/2017 às 12:55

Ministro da Justiça sofre interpelação após associar PM do RJ ao crime

Governo do Rio de Janeiro foi ao STF cobrar provas de ministro.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Após suas polêmicas declarações à imprensa, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, foi alvo de uma interpelação judicial protocolada nesta quarta-feira (1) contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo governo estadual do Rio de Janeiro.

Em entrevistas a diferentes jornais de circulação nacional, Jardim disse que o comando dos batalhões da Polícia Militar do Rio de Janeiro seria definido em acerto com “deputados estaduais e o crime organizado”. O ministro comparou a situação carioca ao filme Tropa de Elite.

A interpelação pede que Jardim comprove suas alegações, para não responder pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. O ministro deve apresentar documentos e apontar nomes que atestem o que foi dito nas entrevistas.

No pedido, o governo do RJ cita trechos da entrevista em que o ministro diz existirem dados dos serviços de inteligência que comprovam suas afirmações, sendo “dever funcional do interpelado [...] comprovar todos os fatos que afirmou conhecer a partir de documentos oficiais”.

Na quarta-feira (1), Jardim já havia comentado a repercussão de suas declarações, classificando como “normais” reações adversas. Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que as afirmações do ministro são falsas e que não negocia com criminosos.

Conteúdo - Midiamax