Buscar

07/12/2016 às 17:31, Atualizado em 07/12/2016 às 15:53

Lombadas eletrônicas são instaladas em Nova Andradina

Pedidos vinham sendo feitos pelo vereador Valter Yasunaka desde 2013, devido aos altos índices de acidentes de trânsito registrados nessas localidades.

Cb image default
Divulgação

Com a convicção de que as lombadas eletrônicas poderiam ser uma alternativa viável para controlar a velocidade do tráfego em vias com elevados índices de acidentes e até mesmo registros de vítimas fatais, Valter Masuzo Yasunaka, desde o primeiro ano do seu mandato legislativo tem solicitado estudos de viabilidade para a implantação deste dispositivo de trânsito em três locais específicos.

Tratam-se de quatro acessos ou vias de ligação ao município como:

trecho próximo a UFMS na MS 134, entrada dos Conjuntos Habitacionais Randolfo Jareta, Celina Gonçalves e Almesinda Costa Sousa; prolongamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade saída para o Distrito de Nova Casa Verde, defronte a entrada do Residencial Portal do Parque; cruzamento da Estrada Municipal Gracindo Abílio Lourenço, acesso ao Jardim Imperial no prolongamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, saída para Ivinhema/MS e rodovia MS-276, na altura da rotatória do Distrito Industrial “José Marques”, próximo à rotatória do Frigorífico JBS.

O primeiro pedido foi feito em março de 2103, por meio de indicação de sua autoria, sendo destinada para a apreciação da secretaria municipal de infraestrutura e serviços públicos e Agesul (Agencia Estadual de Gestão e Empreendimentos).

Exatamente, dois anos depois, sem obter sucesso, reiterou sua solicitação, por meio da indicação número 110/2015. Cerca de um mês depois, seu pedido ganhou o apoio de mais dois vereadores do PMDB e a propositura foi encaminhada para outras lideranças políticas da esfera estadual como o deputado Rinaldo Modesto, o assessor da Casa Civil, Edson Takazono, gerentes e diretores da Agesul e o governador Reinaldo Azambuja.

Em junho do ano de 2015, Valter foi informado por meio de ofício enviado pelo secretário da Seinfra e diretor presidente da Agesul, Ednei MIglioli, que a solicitação seria encaminhada “para estudos e projetos para registro e análise, em se constatando a necessidade da urgência no que foi proposto, atenderemos o pleito assim que possível”, diz trecho do documento. E conclui: no texto “no presente momento entendemos que o Estado está ainda se reestruturando e em oportunidade futura, poderá ser atendido, até mesmo por meio de convênio com o município”.

Novamente, em abril deste ano, Valter reapresenta seu pleito e ganha apoio de quatro vereadores, que também assinam o documento. Dessa vez, em nova resposta da Seinfra, o órgão informa que todas as solicitações deverão ser enviadas ao Detran – Departamento Estadual de Trânsito, para que seja analisado e autorizado, já que este é o órgão responsável pela aceitação e liberação de recursos para a concretização de obras.

Em setembro de 2016, em nova tentativa, Valter destina sua solicitação ao Detran e demais autoridades anteriormente citadas. No final do mês de outubro, têm início as obras para a implantação de lombadas eletrônicas ao longo da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, em Nova Andradina.

Foram instaladas três lombadas, sendo: em frente a antiga prefeitura, esquina com a rua João Teodoro Braga; saídas para Nova Casa Verde e saída para Ivinhema. Segundo informações apuradas pelo vereador do PSDB junto ao Departamento Municipal de Trânsito, a instalação dos dispositivos foram feitas pelo Detran/MS.

Assim, Valter do Anzai pode confirmar que o trabalho de quase 4 anos foi reconhecido. Ele disse que a persistência, o apoio dos colegas da Casa de Leis e demais representantes dos órgãos do Estado foram fundamentais para conseguir essa conquista para Nova Andradina. “É uma medida que, a princípio, parece impopular, mas as famílias que perderam um ente querido nessas localidades e os condutores conscientes entendem o alcance que as lombadas eletrônicas podem proporcionar para a melhoria do trafego e a segurança, não apenas neste local em si, como também em toda a região”, explicou, satisfeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.