Buscar

14/04/2017 às 10:01, Atualizado em 14/04/2017 às 12:14

Idade mínima para aposentadoria de professores e policiais será de 60 anos, diz Marun

Deputado federal se reuniu com o presidente Michel Temer para analisar mudanças no projeto.

Cb image default
Divulgação

Aguardando o relatório final, o deputado federal Carlos Marun (PMDB) se reuniu com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para definir questões polêmicas na Reforma da Previdência.

Na reunião foram definidos que professores, policiais e trabalhadores rurais estão fora das regras gerais da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência. Estas categorias terão aposentadoria diferenciada. Ao invés da idade mínima de 65 anos, os professores, policiais e trabalhadores rurais terão aposentadoria mínima de 60 anos.

Outro fator da reunião, de acordo com Marun, foi a definição das regras de transição, que passam a ser diferentes do que foi proposto inicialmente. A proposta original do governo previa que somente homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos teriam acesso à regra de transição, o que, na prática, permite a aposentadoria antes dos 65 anos.

Segundo Carlos Marun, a idade para entrar na regra de transição passa a ser de 52 anos para mulheres e 57 para homens. O parlamentar explica que o objetivo é impedir as aposentadorias precoces. “Com essas mudanças acabamos de pronto com a aposentadoria precoce no país. Esse é o principal objetivo da reforma da Previdência”, explicou.

O deputado federal destacou que o chamado "pedágio", que deve ser pago por quem aderir à regra de transição, será reduzido. Na proposta original, esse pedágio era de 50% sobre o tempo de contribuição que ainda falta para o trabalhador requerer a aposentadoria. "Ainda não está definido. Mas ficará abaixo dos 50%”, pontuou.

Conteúdo  TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.