Buscar

23/06/2017 às 08:32, Atualizado em 22/06/2017 às 22:42

Formatura de mais de 900 alunos marca as comemorações de aniversário do Proerd

Durante o evento, que foi realizado no auditório, a Banda Mirim da Polícia Militar fez a apresentação de abertura.

Cb image default
Foto: João Garrigó

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, participou nesta quinta-feira (22.6) da formatura de 920 alunos de 13 escolas, que participaram no primeiro semestre deste ano, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é um programa com caráter social-preventivo executado pela Polícia Militar. Oferece atividades educacionais em sala de aula, que insere nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania e aindam, de serem multiplicadores no combate ao uso de drogas. em 2017, o programa comemora 20 anos ajudando pais e professores a promoverem o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes.

Durante o evento, que foi realizado no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, a Banda Mirim da Polícia Militar fez a apresentação de abertura. Em seguida, algumas crianças que participaram do programa receberam medalhas por suas redações, e os instrutores e autoridades entregaram os diplomas para os 920 alunos que se formaram nesse primeiro semestre de 2017. Finalizando o evento, os alunos, pais e mães, policiais militares e as autoridades, caminharam até o Batalhão da Polícia Militar.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, disse que já há algum tempo não sentia uma energia tão contagiante e positiva como a que sentiu nessa formatura do Proerd. “Os encontros do Proerd são emocionantes porque o programa trabalha com vidas, quando vemos essa quantidade de alunos se formando para serem multiplicadores da boa conduta e do combate às drogas, realmente percebemos que o caminho pode ser difícil mas que, com coragem e amor, é possível semear no coração dessas crianças a cultura da autoestima, do controle emocional e da resistência ao uso das drogas. Todos os envolvidos estão de parabéns, os policiais militares que se doam completamente no convívio com as crianças, hoje são heróis para elas, acabando com qualquer receio que poderiam ter em receber um professor fardado em suas salas de aula. O que vemos hoje é um respeito enorme por um profissional que dedica sua vida para proteger a de outras pessoas, e tudo isso faz desse programa um grande sucesso”, completou o secretário.

A secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus, falou que os conceitos que os policiais militares repassam aos alunos os ajudam a tomar as melhores escolhas para suas vidas. “O que vimos nessa formatura foi realmente mágico, sabemos que o programa está mudando a vida de centenas de famílias, pois não é só o aluno que aprende, essas crianças levam para dentro de suas casas todo o conhecimento adquirido. O que nos deixa confiantes na mudança é saber que esses jovens deverão, a partir de agora, assumir uma enorme responsabilidade, que é a de serem multiplicadores deste programa, cuidando dos seus amigos e familiares”, destacou a secretária.

A professora titular da escola estadual Vicentina Alves de Oliveira, no município de Rio Verde, Fábia Santos Fernandes, falou da experiência em participar do Proerd junto com sua filha de nove anos. “Sou suspeita em falar sobre o programa, porque acredito que ele mudou a vida de minha filha e de muitos colegas dela para melhor, a intimidade e a confiança que esses jovens agora têm com a Polícia, é uma relação de amizade e amor, toda orientação sobre o não uso das drogas, e diversas atividades que levam os jovens a pensar, a medir as consequências dos seus atos, são conceitos que essas crianças levarão para o resto de suas vidas”, completou Fábia.

Outra mãe de aluno, a professora Vanda Aparecida Neves Urbanek, disse que o programa muda a experiência de vida dos jovens que participam, ampliando os horizontes e melhorando a autoestima. “Meu filho participa e gosta muito, o programa não muda apenas a rotina das crianças, mas das famílias que sentem uma diferença enorme no convívio com seus filhos. O Proerd não só trabalha as questões do uso de drogas e comportamento pacífico e solidário, mas promove a autoestima, o autoconhecimento e o autocontrole na administração dos conflitos. Ajuda muito as crianças que sofrem da falta de orientação em suas casas”, disse Vanda.

O Coordenador Técnico do Proerd/PMERJ, major Antônio Luiz Pereira Lima, veio do Rio de Janeiro especialmente para participar do evento de comemoração dos 20 anos do programa, e falou sobre o conceito e a experiência em ser um multiplicador. “Somos o Estado pioneiro neste programa, no Rio de Janeiro já trabalhamos com nossos jovens há 25 anos, sendo que no próximo mês teremos uma festa como a que vimos aqui em Mato Grosso do Sul. É uma honra participar desse momento, com tantos jovens motivados e se tornando semeadores do bem e do combate aos maus costumes. Hoje esse programa é aplicado em todas as polícias da confederação e temos muito orgulho de termos iniciado em nosso Estado, fico feliz em ver os resultados positivos aqui, e por saber que os policiais militares abraçaram a ideia de forma inteligente, preventiva e com muita dedicação e carinho junto às crianças”, finalizou o major.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.