Buscar

05/11/2017 às 10:00, Atualizado em 04/11/2017 às 21:15

Filho de ex-presidente deposto pode disputar a sucessão de Temer

João Vicente Goulart é filho de Jango.

O filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, pode seguir os passos do pai e concorrer à Presidência em 2018. De acordo com a revista Veja, João Vicente Goulart, 60 anos, é cotado pelo PPL (Partido Pátria Livre) para o cargo.

“Existe um movimento para isso [candidatura]. Seria positivo não apenas ir a reboque de outro partido, mas lançar um nome que pudesse a ajudar [a alavancar votos para superar a cláusula de barreira]. Existe essa cogitação, é isso que o partido está discutindo, debatendo. Os líderes regionais veem com muita possibilidade de ter um nome que possa puxar [votos] e atender à barreira eleitoral”, disse João Vicente.

Ele é presidente do Instituto João Goulart ao lado da mãe, a ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart. João Vicente concorreu ao Prêmio Jabuti neste ano com livro “Jango e Eu – Memórias de um Exílio sem Volta”.

João Vicente Goulart, ainda segundo a Veja, viveu no exílio no Uruguai com o pai quando era criança e já foi deputado no Rio Grande do Sul.

Jango

A ditadura militar no Brasil começou em 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto e precisou se exilar no Uruguai.

O gaúcho defendia o fortalecimento da economia do país através de indústrias nacionais, a reforma agrária e o combate ao analfabetismo.

As medidas, reforçadas durante o histórico comício de Jango para 150 mil pessoas na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, tiveram como reação a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo, que condenava as medidas de Jango, vistas como comunistas.

A ditadura durou 21 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.