Publicado em 18/04/2017 às 10:05, Atualizado em 18/04/2017 às 08:08

Em carta, Cunha diz que parecer do impeachment foi submetido a Temer

Carta foi publicada nesta segunda

Redação,
Cb image default
Reprodução da carta publicada pelo Jornal Estado de São Paulo.

Em uma carta escrita a punho, o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirma que o parecer do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi submetido, antes da abertura, ao presidente Michel Temer. A carta foi publicada nesta segunda-feira (17) pelo jornal Estado de São Paulo.

Íntegra da carta de Cunha:

Com relação a entrevista do sr. Presidente da República à Rede Bandeirantes no último sábado, dia 15 de abril, repetida no domingo, tenho a esclarecer o que se segue:

Lamento que nesta data, onde se completa um ano da votação da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, comandada por mim, tenha de vir a público desmentir o presidente que assumiu o cargo em decorrência desse processo.

Não existiu o diálogo descrito pelo presidente com relação aos fatos sobre o impeachment e o meu livro detalhará todos os fatos reais sobre o impeachment em ordem cronológica com farta comprovação.

O verdadeiro diálogo ocorrido sobre o impeachment com o então vice-presidente, às 14h da segunda-feira 30 de novembro de 2015, na varanda do Palácio do Jaburu, 48 horas antes da aceitação da abertura do processo de impeachment, foi submeter a ele o parecer preparado por advogados de confiança mútua, foi debatido e considerado por ele correto do ponto de vista jurídico.

Com relação a reunião com o Executivo da Odebrecht, o presidente se equivocou nos detalhes. A referida reunião não foi por mim marcada, embora tivesse tido várias outras reuniões sobre doações marcadas por mim. Nesse caso, o fato é que estava em São Paulo, juntamente com Henrique Alves e almoçamos os três juntos no restaurante Senzala, ao lado do escritório político dele após outra reunião e fomos convidados eu e o Henrique a participar dessa reunião já agendada diretamente com ele.

Efetivamente na referida reunião não se tratou de valores nem referência a qualquer contrato daquela empresa. A conversa girou sobre a possibilidade de possível doação e não corresponde a verdade o depoimento do executivo.