Buscar

23/05/2017 às 08:05, Atualizado em 22/05/2017 às 22:06

Doações da JBS beneficiaram 1 em cada três parlamentares do Congresso Nacional

Um total de 166 nomes integram a lista entregue à Procuradoria-Geral da República.

De cada três integrantes da Câmara e do Senado, um recebeu recursos da JBS. O principal conglomerado brasileiro do setor de carnes foi o principal financiador privado de candidatos na eleição de 2014.

A lista de deputados eleitos em 2014 e beneficiados por doações do grupo empresarial está entre os documentos que os delatores da JBS entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR). Um total de 166 nomes, 32% do universo de 513 deputados eleitos, integram a relação.

No pacote de documentos também há uma relação dos atuais senadores, com um “ok” marcado ao lado do nome de cada parlamentar que recebeu recursos da JBS. A lista inclui 28 senadores, ou 35% do total de 81 parlamentares da Casa.

O grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista fazia lobby no Executivo, no Congresso e também em governos estaduais para obter vantagens e ganhar mercado. Em ao menos um caso, houve compra de votos na Câmara para aprovar legislação que dava à companhia benefícios tributários, segundo confissão dos delatores.

A existência dessa rede de influências pode provocar polêmicas futuras. Na hipótese de saída do presidente Michel Temer e eventual convocação de eleição indireta, um terço dos congressistas que elegerão o futuro presidente terá sido beneficiado por doações de campanha do causador da crise.

Proporção

Em números absolutos, o PP é o partido campeão de deputados eleitos conectados ao grupo empresarial: 27. Isso equivale a sete em cada dez eleitos. Em 2014, a legenda conquistou 38 vagas na Câmara. Em segundo lugar aparece o PT, com 20 financiados. O partido é seguido de perto pelo PR (19) e pelo PMDB (17).

O ranking muda quando se considera a proporção entre financiados e eleitos em cada bancada. No caso da Câmara, há cinco partidos que tiveram mais da metade de seus deputados eleitos financiados pela JBS: PCdoB (90%), PP (71%), PROS (64%), PDT (60%) e PR (56%). Além disso, o único deputado eleito pelo PTdoB recebeu recursos da mesma fonte.

Dos grandes partidos, o PT aparece em 10.º lugar, com 29% da bancada eleita financiada pelo grupo. O PMDB vem na posição seguinte, com 26%. Já o PSDB aparece no 19.º lugar – apenas 7% de seus deputados receberam contribuições da JBS em 2014.

Fonte - Istoé

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.