Buscar

21/08/2017 às 16:30, Atualizado em 21/08/2017 às 15:59

Com déficit de delegados, 23 municípios dependem de profissionais de cidades vizinhas em MS

Três municípios nem mesmo possuem delegacia implantada.

Cb image default

Secretário de Segurança Barbosinha durante visita à Delegacia de Chapadão do Sul Foto: Notícias MS

Dos 330 cargos de delegado previstos na lei orgânica da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul, apenas 195 estão ocupados. Por causa deste déficit, 23 municípios, inclusive de fronteira, não têm delegado-titular e dependem da atuação de profissionais de cidades visinhas. As informações são da Adepol-MS (Associação de Delegados de Mato Grosso do Sul).

Estão sem delegado-titular as cidades de Anaurilândia, Antônio João, Bodoquena, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Itaquiraí, Laguna Caarapã, Paranhos, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Taquarussu, Vicentina, Jaraguari, Jateí, Juti, Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Porto Murtinho.

A Delegacia da Mulher em Jardim também não tem delegado próprio, mas a situação é ainda mais preocupante em Figueirão, Novo Horizonte do Sul e Japorã, que nem mesmo possuem delegacia implantada. Em todos esses casos, o delegado de município próximo tem de acumular as funções.

Com o concurso público realizado neste domingo (20), o problema deve ser amenizado. Foram 9.760 inscritos para concorrer a 30 vagas de delegado da Polícia Civil. Para a Adepol-MS, o alto número de inscrições comprova o prestígio da carreira, que mantém MS como referência em solução de crimes.

“O alto número de inscritos no concurso mostra que a carreira de delegado de Polícia Civil é uma das mais prestigiadas e sonho de muitos. Buscamos a melhoria de condições de trabalho para que estes futuros delegados possam desempenhar suas funções com dignidade”, destacou a presidente da Adepol-MS, Regina Márcia Rodrigues Mota.

Apenas em 2017, de acordo com a DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil), a média de homicídios solucionados é de 76%. Para manter esses índices, os candidatos serão submetidos a nove etapas do concurso público: prova escrita objetiva, prova escrita discursiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, investigação social, prova oral e curso de formação policial.

A segunda fase do certame, que é a prova escrita discursiva, será realizada no dia 1º de outubro de 2017.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.