Buscar

19/06/2017 às 14:06, Atualizado em 19/06/2017 às 12:12

Cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho alcançam cantos mais remotos do Estado

Donativos estão sendo levados a famílias carentes de todas as regiões sul-mato-grossenses.

Cb image default
Distribuição dos donativos foi organizada por secretaria seguindo critérios para contemplar famílias carentes.Foto - Chico Ribeiro

Teve início nos municípios a distribuição dos cobertores arrecadados na Campanha Aqueça Uma Vida 2017. Famílias carentes dos pontos mais remotos do Estado estão sendo beneficiadas pelos donativos arrecadados pelo Governo do Estado e repassados às 79 prefeituras.

Em Rio Negro, a distribuição ocorreu na última terça-feira (13.06) em solenidade que reuniu as famílias carentes. Já em Corguinho, a entrega começou na quarta-feira (14.06), no Assentamento Liberdade Camponesa, distante 30 quilômetros da zona urbana do município. Situado numa região de difícil acesso, o assentamento abriga 50 famílias.

Para a chegada dos cobertores, foi preciso esforço conjunto com a Prefeitura e a utilização de veículos com tração. Mesmo assim, parte do trajeto teve de ser feita a pé por conta das chuvas que dificultaram o acesso. Governo e administração municipal já vêm trabalhando em parceria para melhorar as estradas vicinais da região.

“Eu não esperava receber essa visita, porque aqui é muito difícil de chegar. Fico muito grato ao governador e à senhora”, disse surpreso Inocêncio Valdez, de 75 anos, ao receber um cobertor das mãos da prefeita Marcela Lopes. Ela foi pessoalmente fazer a distribuição dos donativos, acompanhada da secretária de Assistência Social, Renata Canhete, do presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Alberto Nery, e do vereador Valdecir Santos da Siva.

O acesso às famílias não foi fácil, mas a reação de quem tinha na entrega a única maneira de se aquecer emocionou a todos. “A gente fica esperando todo ano a campanha porque não tem dinheiro para comprar cobertor”, contou Ilca Verli dos Santos Serradilha, de 56 anos.

Os outros dois cobertores que a família possui também foram recebidos do Governo nos anos anteriores. “E é bem quente esse cobertor, esse é do bom”, comemorou.

Sebastião Coelho de Sousa, de 51 anos, que mora com a esposa e a neta de nove anos, também não tem condições de comprar cobertores para aquecer a família. “Não temos muita coberta porque não sobra dinheiro para comprar”, contou.

E o frio, que começa oficialmente dia 21, aflige ainda mais as famílias carentes por conta das características da região. “Aqui faz bastante frio por causa desse brejo que tem perto”, explicou Sebastião. “Venta muito, esses dias chegou a 9 graus”, contou Ilca, que mora a poucos quilômetros dali.

Equidade

Prefeita de Corguinho, Marcelo Lopes fez a entrega dos cobertores como ‘presente do Governo’. Ela revelou que a maior parte dos moradores – tanto dos assentamentos e distritos como da área urbana – é carente porque não há fontes de renda. O Assentamento Liberdade, onde teve início a entrega, é a região mais crítica. A importância dos donativos para as famílias é imensa e fácil de ser descrita pela prefeita: “vai aquecê-los”.

Segundo Marcela, a parceria do Governo não tem se restringido à Assistência Social, mas tem contemplado várias outras necessidades – tanto emergenciais, como a construção de pontes e cedência de maquinário para recuperação de estradas vicinais; como a entrega de viatura zero quilômetros para atender à Polícia Militar na região.

“Pela primeira vez na história, o município de Corguinho vem recebendo algo direcionado a ele, e não ganhando o que sobrou de algum outro”, comemorou a prefeita.

“A gente não governa para partido, governa para pessoas, cidadãos. A gente tem que atender os 79 municípios, respeitando quem a população escolheu para prefeito”, tem declarado o governador Reinaldo Azambuja, sobre os investimentos que vem sendo feitos indistintamente em todo o Estado.

Desenvolvimento humano

Além dos cobertores doados pelo Governo, que irão beneficiar 300 famílias, a Prefeitura de Corguinho irá doar outros 230 para atender mais pessoas. A distribuição está sendo feita com base em quem possui cadastro para recebimento dos programas sociais. “Como é um município pequeno, a gente consegue identificar também as pessoas que mesmo sem cadastro estão em condição de vulnerabilidade”, explicou a secretária de Assistência Social do município, Renata Canhete.

Distribuição dos donativos foi organizada por secretaria seguindo critérios para contemplar famílias carentes.

Conforme a secretária, o atendimento assistencial tem sido feito por conta da situação de carência das famílias. Mas, estão sendo implementadas ações para fomentar o desenvolvimento para que as pessoas saiam dessa situação de vulnerabilidade.

Por meio do Centro de Referência em Assistência Social de Corguinho estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes – que incluem artesanato, informática básica, entre outros.

As aulas são oferecidas inclusive nos assentamentos, com veículo adquirido com recursos do Governo do Estado. “Queremos agradecer ao governador do Estado por estar olhando nosso município de pequeno porte com carinho”, ponderou a secretária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.