Publicado em 07/06/2017 às 14:00, Atualizado em 06/06/2017 às 21:29

Azambuja solicita ao STF que Fachin deixe a relatoria da delação da JBS

Defesa do governador entrou com petição ontem.

Redação,

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Luiz Edson Fachin deixe a relatoria da delação da JBS. Fachin decidiu levar ao plenário da Corte a análise da questão.

A petição foi protocolada hoje e o documento tem 20 folhas. Aparecem como requeridos na ação o Ministério Público Federal e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Com isso, caberá aos 11 ministros da Corte definir se Fachin continua como relator dos inquéritos ligados à colaboração de sete executivos da JBS no âmbito da Operação Lava Jato.

Fachin é o relator da Lava Jato no STF e homologou as delações no mês passado. O conteúdo dos depoimentos foi divulgado após o sigilo sobre as informações ter sido retirado pelo ministro.

No pedido ao Supremo, Azambuja alega que o caso não tem ligação com os desvios na Petrobras e, portanto, com a Lava Jato.

Segundo os delatores da JBS, Reinaldo Azambuja recebeu R$ 38 milhões em propina. Um documento aponta que as negociações começaram na campanha eleitoral de 2010. O governador nega, chama as acusações de "mentiras deslavadas" e as considera um "absurdo".

Como governadores não são processados no STF, Fachin enviou as informações ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com informações do G 1.