Publicado em 12/04/2017 às 19:00, Atualizado em 12/04/2017 às 17:25

Azambuja diz que Odebrecht cria política de corrupção, mas prega ampla defesa de envolvidos

Governador diz que a delação premiada dos executivos da Odebrecht precisa ser bem analisada.

Redação,
Cb image default
Reprodução - TopmidiaNews

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que a Odebrecht cria uma política de corrupção no país e defendeu que todos os nomes que tiveram abertura de processos autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) têm direito ao contraditório e a ampla defesa.

Azambuja lembrou que a delação premiada dos executivos da Odebrecht precisa ser bem analisada. “Ela está sendo delatora. Temos que respeitar a delação. Mas ela fez a delação para se livrar do ônus que ela cometeu ao país. A Odebrecht está prometendo devolver R$ 5 bilhões. Imagina o quanto eles não ganharam?” destacou o governador.

O governador do Estado afirmou que antes de condenar qualquer um dos envolvidos é necessário haver a comprovação dos fatos. “É preciso ter muita cautela. Toda pessoa, todo cidadão e cidadã brasileiro, tem direito ao contraditório e ampla defesa. Não podemos quebrar esse ordenamento jurídico. Tanto os parlamentares, como o presidente do nosso partido e outros que estão na lista. É uma lista extensa. Acho que agora é hora da apuração dos fatos”, explicou.

Reinaldo Azambuja voltou a defender a devida punição de agentes públicos envolvidos em casos de corrupção. Mas lembrou que não pode haver o julgamento precipitado sem antes tramitado e julgado.

“Principalmente, eu defendo que todo corrupto que desviou dinheiro público seja punido. Também que devolva o erário ao estado ou ao governo federal para ser bem aproveitado pelas pessoas de bem. Isso tem que ser bem equacionado. Nunca deve condenar a pessoa só por estar sendo indiciado ou denunciado. As pessoas tem o direito de se defender até para não cometer equívocos como já aconteceu. Como a pessoa ser denunciada, condenada moralmente, para anos depois ser absolvida. São pais e mães de família que merecem o contraditório e a ampla defesa”, lembrou Azambuja.