Publicado em 05/08/2017 às 08:02, Atualizado em 04/08/2017 às 21:49

Arrecadação voltará a reagir no segundo semestre, prevê Meirelles

Ministro falou durante evento.

Redação,

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (3) que a arrecadação federal tende a reagir no segundo semestre deste ano. Ele falou a jornalistas durante evento do setor imobiliário em São Paulo.

Para Meirelles, a tendência agora é a inflação voltar para a meta e, além disso, a própria retomada da economia deverá gerar uma recuperação das receitas.

"Estamos primeiro aguardando a expectativa de que haja a recuperação da receita no segundo semestre, aí não haveria sinal de mudança", disse, após ser questionado se o governo pretende mudar a meta fiscal deste ano.

"Evidentemente estamos olhando isso com muita atenção para tomar as decisões mais realistas para o país", comentou.

Na véspera, Meireles declarou que a inflação abaixo da meta ajudou a reduzir a arrecadação do governo, o que, segundo ele, é um dado positivo para a economia, apesar de ter prejudicado a receita.

Ele afirmou que não foi a incerteza política que gerou a crise econômica. "A crise econômica ajudou a agudizar o problema político lá trás, em 2015, 2016", disse.

Meireles afirmou ainda que o Brasil está qualificado para entrar na OCDE. "A entrada do Brasil significa um compromisso de políticas racionais que assume com outros países por um longo período".

Fonte - G 1