Buscar

25/05/2017 às 14:02, Atualizado em 25/05/2017 às 13:04

Após confronto em ato contra Temer, cenário em Brasília é de terra arrasada

Após a manifestação, Temer chamou o ato de "baderna".

Cb image default
Foto - Bernardo Barbosa

O confronto entre policiais e manifestantes ocorrido nesta quarta (24) em Brasília durante manifestação contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB) deixou um cenário de terra arrasada. No começo da noite, ao menos dez prédios haviam sido pichados, isso quando não tiveram vidraças e iluminação quebradas, além de salas saqueadas e incendiadas.

Após a manifestação, Temer chamou o ato de "baderna" e baixou decreto autorizando as Forças Armadas a atuarem na capital federal até o dia 31. Entre bombas e balas de borracha da polícia e paus e pedras de manifestantes, 49 pessoas ficaram feridas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Na programação divulgada pelas centrais sindicais e movimentos sociais que organizaram o protesto, o ato deveria se estender até o começo da noite. No entanto, por volta das 18h, o que se via era a Esplanada dos Ministérios repleta de rastros de destruição praticamente deserta, a não ser por alguns poucos pedestres e homens do Exército e da Força Nacional postados em frente a todos os prédios.

A maioria dos 17 edifícios da Esplanada foi alvo de algum tipo de depredação, como a pichação de fachadas e o apedrejamento de vidraças. Ao menos oito paradas de ônibus foram destruídas.

Ao longo do Eixo Monumental --a via onde ficam os ministérios, com o Congresso ao fundo--, ainda era possível sentir cheiro de queimado pelo menos uma hora depois da dispersão do protesto. Foi possível encontrar pelo menos quinze resquícios de fogueiras e barricadas improvisadas, estas também quase sempre incendiadas.

Em frente ao Ministério da Agricultura, as armações de metal que revestem a iluminação da fachada do prédio foram arrancadas e usadas para fechar a pista, junto com móveis de escritório que foram retirados após a destruição de vidros de salas do andar térreo. Até uma bicicleta foi incluída na barricada.

Perto dali, diante do Ministério da Saúde, os alvos foram os banheiros químicos instalados para os manifestantes: pelo menos 25 foram derrubados, e vários foram destruídos ou queimados quando usados como barricadas. (Com informações do Uol).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.