Publicado em 12/10/2017 às 17:05, Atualizado em 12/10/2017 às 13:12

Único foragido da Operação Judas Iscariotes acaba preso em casa em Rosana

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e o homem, de 32 anos, vai ser indiciado por tráfico e associação para o tráfico.

Redação,
Cb image default
Foto: cedida ao G1 pela polícia civil

Polícia Civil prendeu na quarta-feira (11) o único foragido da Operação Judas Iscariotes, desencadeada no mês passado para combater o tráfico de drogas, na cidade de Rosana. O homem, de 32 anos, foi encontrado em sua casa, no distrito de Porto Primavera. Os agentes deram cumprimento ao mandado de prisão temporária, por 30 dias, que havia sido expedido pela Justiça contra ele quando da deflagração da operação. O delegado que comanda os trabalhos, Ramon Euclides Guarnieri Pedrão, contou ao G1 que as investigações continuam e que o preso será indiciado por tráfico e associação para o tráfico.

Deflagrada no dia 23 de setembro, a Operação Judas Iscariotes resultou em mais de 20 prisões de pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes em Rosana. O trabalho foi desencadeado pela Polícia Civil, com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).

A operação levou o nome de Judas Iscariotes porque um dos envolvidos virou evangélico e resolveu trair o grupo.

Uma testemunha que prestou depoimento sob sigilo disse que um dos envolvidos no tráfico de entorpecentes na cidade tinha a ideia de atentar contra a vida do promotor de Justiça Renato Queiroz de Lima, que atua em Rosana.

O delegado responsável pelas investigações, Ramon Euclides Guarnieri Pedrão, contou ao G1 que ao longo do inquérito policial será apurada a existência de uma organização criminosa que comandava o tráfico na cidade.

Os envolvidos tiveram as prisões temporárias decretadas pela Justiça por 30 dias. Segundo o delegado, eles serão ouvidos pela polícia no decorrer desse prazo.

Mandados judiciais

No total, quando da deflagração da operação, foram presos 23 adultos – 22 homens e uma mulher – e apreendidos dois adolescentes. Os homens foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá. Os adolescentes foram levados à Cadeia de Adamantina. Já a mulher foi remetida à Cadeia de Dracena.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram no recolhimento de drogas, com cerca de 70 porções de crack e de maconha, de dois rádios comunicadores e dos celulares dos envolvidos. Um desses mandados judiciais foi cumprido nos endereços da casa e do escritório de um advogado, segundo Pedrão.

O delegado contou ao G1 que o inquérito tem o objetivo de esclarecer como era a atuação da suposta organização criminosa, já que até o momento as investigações apontaram a existência de núcleos articulados entre si para o tráfico de drogas na cidade.

Segundo Pedrão, os celulares apreendidos passarão por análise para identificar os conteúdos de mensagens e ligações dos proprietários e a sua relação com atividades criminosas.

No total, mais de 150 policiais trabalharam na operação.