Buscar

30/08/2017 às 20:00, Atualizado em 30/08/2017 às 22:50

PMA de Bataguassu realiza Educação Ambiental para alunos de escola pública em biblioteca da cidade

Foram realizadas palestras e debates com os alunos sobre vários temas ambientais.

Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Bataguassu realizaram trabalhos de Educação Ambiental para 35 alunos da escola Municipal Marechal Rondon. Os trabalhos ocorreram hoje (30) pela manhã, na biblioteca do Serviço Social da Indústria (SESI).

Foram realizadas palestras e debates com os alunos sobre vários temas ambientais, tais como, os vários tipos de poluição e suas causas, bem como as questões voltadas à fauna, como o tráfico de animais silvestres, caça e pesca ilegais, e sobre a flora, especialmente, sobre os desmatamentos que são a primeira causa de extinção de espécies e que causam vários desequilíbrios, levando a diversos problemas em cadeia, como: erosões, assoreamento, desequilíbrio na distribuição dos recursos hídricos, entre outros. Os vários tipos de poluição também foram debatidos e discutidos com os alunos.

Todas as 25 Subunidades da PMA realizam Educação Ambiental. Só o Projeto Florestinha da Capital atendeu mais de 20 mil alunos no Estado neste ano. Nesta semana, as crianças do Projeto estão atendendo escolas de Corumbá e Ladário.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É PRIORIDADE PARA A PMA.

O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a prevenção da prevenção. Ou seja, evita-se por meio da sensibilização, que essas crianças e adolescentes de hoje venham a delinquir, cometendo crimes e infrações, degradando o ambiente. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, é irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

Fonte - PMA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.