Buscar

27/09/2016 às 16:00, Atualizado em 27/09/2016 às 14:02

PMA autua gerente e fazendeiro em R$ 4 mil por derrubada e exploração ilegal de madeira protegida por lei

Árvores exploradas foram transformadas em toras.

Cb image default
Divulgação

Durante fiscalização nas propriedades rurais no município de Anastácio, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram ontem (26) à tarde, um proprietário rural e seu gerente, por exploração de madeira de lei, sem autorização do órgão ambiental.

Na propriedade, a PMA encontrou grande quantidade de madeira da espécie Aroeira (espécie protegida por lei) explorada ilegalmente.

Árvores exploradas foram transformadas em toras, postes e palanques sem autorização ambiental. Foram apreendidos 4m³ de madeira em toras, 35 palanques, medindo 3,2m³ e seis postes. A madeira e uma motosserra sem documentação foram apreendidas.

O proprietário rural, de 79 anos, residente em Aquidauana, que não estava no local e o gerente, de 44 anos, que acompanhou a PMA na vistoria, foram autuados administrativamente e multados em R$ 2.000,00 cada um. Eles também responderão por crime ambiental, que tem pena prevista de um a dois anos de reclusão.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.