Publicado em 08/08/2017 às 13:33, Atualizado em 08/08/2017 às 12:42

PMA autua fazendeiro em R$ 37 mil devido a voçorocas e rompimento de represa ilegal em fazenda

Os processos erosivos surgiram devido à remoção da vegetação e plantio de pastagem com atividade de pecuária.

Redação,
Cb image default
Divulgação PMA

Durante fiscalização nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Coxim fiscalizaram nesta segunda-feira, (7) uma fazenda e constataram a degradação ambiental devido a existência de diversas voçorocas. As erosões eram várias e conectadas. O sedimento dos processos de degradação era carreado para um curso d’água que corta a propriedade.

Os processos erosivos surgiram devido à remoção da vegetação e plantio de pastagem com atividade de pecuária, sem ações de conservação do solo, que são obrigatórias pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais.

Em outro local, o fazendeiro havia construído uma represa com barramento de um curso d’água sem licenciamento. Devido a falta de conservação, a represa rompeu-se, causando diversas degradações e erosão de margem, afetando as áreas de matas ciliares do córrego.

O pecuarista, residente em Umuarama (PR), foi autuado administrativamente e multada em R$ 36.961,00. Ele também poderá responder por crime ambiental, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

A PMA determinou a interdição da área, para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O infrator também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada e alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.