Buscar

26/05/2017 às 09:00, Atualizado em 25/05/2017 às 22:53

PMA apreende 1 km de redes de pesca e liberta 30 kg de peixes dos petrechos ilegais no lago do Rio Paraná

O flagrante ocorreu nesta quinta-feira.

Cb image default
Divulgação

Em fiscalização ambiental na madrugada desta quinta-feira (25) no lago da usina Sérgio Motta, no rio Paraná, nos municípios de Bataguassu e Anaurilândia, Policiais Militares Ambientais de Bataguassu apreenderam 1.000 metros de redes de pesca armadas. Durante a retirada dos petrechos foram soltos 30 kg de pescado que estavam vivos e presos às redes. Os infratores proprietários dos petrechos proibidos não foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam. A legislação só permite também no máximo 100 metros de redes armadas, localizadas pelo menos, a 150 metros de distância uma da outra, porém, muitas vezes, os pescadores profissionais emendam várias redes excedendo a metragem permitida.

Pescadores amadores que não podem por lei utilizarem esses petrechos também acabam os utilizando, o que caracteriza crime ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.