Buscar

15/09/2017 às 16:05, Atualizado em 15/09/2017 às 19:08

PF apreendeu 10 toneladas de droga que saíam de Ponta Porã para SP

Investigação contra quadrilha com bases em MS durou dois anos.

Cb image default
Divulgação

De 2015 até esta sexta-feira (15), quando a Polícia Federal de São José do Rio Preto deflagrou operação contra o tráfico interestadual de drogas, 10 toneladas de maconha foram apreendidas, 50 kg de cocaína e prendeu 68 pessoas. A quadrilha presa hoje tem bases em Mato Grosso do Sul.

O balanço foi apresentado durante entrevista coletiva concedidas por delegados da PF de São José do Rio Preto, que comentou as investigações e a Operação Talpa, no fim da manhã.

“Durante o período das investigações, tivemos 30 eventos criminosos dentre prisões e apreensões de drogas”, detalhou o delegado Gustavo Andrade de Carvalho Gomes.

A droga saía de Ponta Porã para Catanduva (SP), onde era enterrada em fazendas para armazenamento e posterior distribuição.

Operação – A ação para desarticular definitivamente a quadrilha que atuava em Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo começou antes das 7h (horário local).

A ação tinha 26 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão para cumprir nos três estados, mas cinco pessoas não foram encontradas, sendo que três delas eram de Mato Grosso do Sul e são consideradas foragidas.

A investigação começou em agosto de 2015, após informações de que fazendas em Catanduva eram usadas como esconderijo de drogas. A PF constatou ainda que o grupo agia em Ribeirão Preto (SP,) Avanhandava (SP), Goiânia (GO), Campo Grande, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Amambai e Naviraí.

Dos oito mandados de prisão para serem cumpridos no Estado, cinco foram cumpridos e policiais federal também vasculharam 12 endereços.

Mato Grosso do Sul funcionava o núcleo fornecedor de maconha para o núcleo que armazenava e distribuía a droga, no interior de São Paulo.

Talpa, nome dado a operação, é uma toupeira que também possui o hábito de viver em tocas, numa alusão à ocultação de drogas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.