Publicado em 22/07/2017 às 18:00, Atualizado em 22/07/2017 às 17:00

Mulheres de detentos protestam em MS contra fim de visitas íntimas nos presídios federais

Manifesto aconteceu um dia depois de movimento organizado por agentes penitenciários.

Redação,

Mulheres de detentos protestaram nesta sexta-feira (21), em Campo Grande, conta o fim das visitas íntimas em presídios federais pelo país. O ato aconteceu próximo ao presídio federal da capital sul-mato-grossense.

Com bexigas, cartazes, faixas e palavras de ordem, as mulheres pediram para que o benefício não seja extinto. "A gente pede para as autoridades, aos juízes, aos direitos humanos, que a gente possa levar os nossos filhos e sentir o beijo, o cheiro dos nossos maridos", argumentou uma das manifestantes.

"O que nós buscamos com esse manifesto é o direito das crianças de terem convívio com os pais. Das esposas poderem levar o alento. Porque, infelizmente, a ressocialização do preso não parte por parte do estado. Quem ressocializa o preso é a família", argumentou a advogada Mirella Cabral.

Outro lado

O ato foi realizado um dia após manifesto dos agentes, organizado na quinta-feira (20). Eles pedem o fim das visitas íntimas como medida de segurança, mesmo os presídios federais não tendo superlotação e o número de agentes ser maior que a quantidade de presos.

O sindicato dos agentes denuncia morte de servidores que seriam encomendadas por internos. As ordens para atentados e crimes teriam sido dadas durante visitas íntimas e sociais, em que há contato físico com amigos e parentes.

"Eles são notoriamente líderes de facções criminosas, e, de dentro das unidades prisionais, eles continuam a comandar as facções", explicou um servidor federal.

Desde maio os presos só falam com visitantes através de um vidro. A suspensão das visitas íntimas e sociais vai até a semana que vem, mas os agentes se mobilizam para que o Ministério da Justiça acabe de vez com o benefício.

Fonte - G1MS