Publicado em 09/07/2017 às 07:00, Atualizado em 08/07/2017 às 21:19

Duas cidades de MS estão entre as mais seguras do país, aponta pesquisa

Corumbá e Campo Grande estão na lista dos municípios que garantem melhores condições para se viver no Brasil.

Redação,

Segundo O ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, as cidades de Corumbá e Campo Grande estão na lista dos municípios que garantem melhores condições para se viver no Brasil.

Segundo publicado na revista Exame, Corumbá ficou no 21º lugar da pesquisa, já a Capital, Campo Grande, não ficou muito atrás, ocupando a 26ª colocação. Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.

Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 6 pontos. De forma geral, a pontuação dos municípios deixou a desejar. O local mais bem pontuado somou 2,172 pontos – o equivalente a apenas 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos).

Ainda de acordo com a revista, apesar de os gastos com segurança pública nas cidades terem aumentado mais de 220% em 13 anos (2002-2015), o valor ainda é insuficiente para dar conta da violência. Afinal, uma pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A pesquisa elegeu Vinhedo (SP) a cidade com o melhor índice de segurança do país. Em relação ao ano passado, o município conseguiu subir duas posições. O bom desempenho, segundo o levantamento, é resultado da criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que tem o objetivo de propor soluções para os principais fatores que influenciam na criminalidade e violência da cidade.

Um destaque, porém, foi a cidade de São Miguel dos Campos (AL), que subiu 16 posições em relação ao ano passado e aparece em 3º lugar na edição 2017. O município somou 1,639 ponto.