Publicado em 11/11/2017 às 17:34, Atualizado em 11/11/2017 às 16:36

Detentos de penitenciária federal de MS fazem greve de fome

Ações semelhantes e rebeliões acontecem em outros 7 Estados.

Redação,

Detentos da Penitenciária Federal de Campo Grande estão fazendo greve de fome para reivindicar melhorias nas condições das instalações. Ações semelhantes e rebeliões acontecem em pelo menos 7 Estados do Brasil. Já os governos de Mato Grosso, Acre e Pará associam os atos a ordens de facções criminosas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Conforme a publicação, as rebeliões e protestos atingem pelo menos 34 presídios, entre estaduais e federais. O governo do Estado informou que continua fornecendo alimentação aos presos, mesmo com a decisão de greve de fome. Além de Mato Grosso do Sul, Pará, do Acre, do Rio, de Mato Grosso e Rio Grande do Norte também registraram greve de fome por parte dos detentos.

O Ministério da Justiça confirmou que há protestos nos quatro presídios federais: de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN). Destas unidades, 112 presos se recusam a receber alimentação.

"Eles dizem que procedem deste modo por serem contra a 'opressão do sistema penitenciário federal'. Cabe ressaltar que os presos que estão no sistema penitenciário federal não sofrem nenhum tipo de opressão", informou o ministério ao jornal.

No Brasil

O caso com consequências mais graves foi registrado em Cascavel, no Paraná, onde dois detentos foram assassinados. A secretaria do Paraná confirmou o fim da rebelião somente na manhã deste sábado (11).

Em Mato Grosso, 26 presos fugiram após explodirem o muro da penitenciária Major Eldo Sá Corrêa. Na unidade, também foi registrando greve de fome desde o início da semana.

No Rio de Janeiro, a greve de fome iniciada na quarta-feira (8) atinge 12 presídios do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da cidade.

No Acre, o Presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, também está com registro de greve de fome.