Publicado em 27/11/2017 às 10:29, Atualizado em 27/11/2017 às 10:33

Crise faz disparar número de Meis em Mato Grosso do Sul

De janeiro a outubro, foram formalizados 13.673 profissionais, maior índice desde 2012.

Redação,
Cb image default
Foto: Correio do Estado

Seja para complementar a renda ou por falta de emprego, três anos de crise obrigou muitos sul-mato-grossenses a se reinventarem e apostarem no próprio negócio para conseguir pagar as contas. O termômetro dessa nova realidade pode ser aferido pelo crescimento expressivo no número de Microempreendedores Individuais neste ano.

De acordo com dados do Portal Microempreendedor Individual (MEI), de janeiro a outubro deste ano, 13.673 pessoas se tornaram microempreendedoras no Estado, fazendo com que o total de Meis saltasse de 95,8 mil, em 1º de janeiro deste ano para 109,5 mil, em 31 de outubro, um crescimento de 14,23%. Em igual período do ano passado, foram formalizados 11,8 mil profissionais em todo o Estado.

Nominalmente, esta é a maior alta de formalizações para o período dos últimos cinco anos e empata com o registrado em 2012, quando o Estado passava por desenvolvimento acelerado.

De acordo com Thales de Souza Campos, presidente do Conselho de Economia de Mato Grosso do Sul, o crescimento dos Meis está relacionado a dois fatores: o primeiro foi a desburocratização, que fez com que muitos deixassem a informalidade. Este teria sido o resultado do crescimento das formalizações em 2012. Já agora, é somado a esse fator, a crise econômica. “Quem sofre mais com a burocracia é o pequeno empreendedor. Então, com a modernização, a formalização cresceu significativamente. Somado a isso, a crise afetou diretamente nesses índices. Nós saímos da recessão, mas não da crise. Com a falta de empregos formais, as pessoas buscaram alternativas”,explicou.