Publicado em 24/07/2017 às 12:06, Atualizado em 23/07/2017 às 21:35

Oito pessoas são encontradas mortas no Texas, em suspeita de tráfico humano

Outras 30 pessoas estavam juntas.

Redação,

Oito pessoas, possivelmente imigrantes ilegais que estavam sendo transportados clandestinamentos para os Estados Unidos, foram encontradas mortas dentro da carroceria sufocante de um caminhão de 18 rodas estacionado em uma loja do Walmart em San Antonio, Texas, no início deste domingo, disseram as autoridades.

Outras 30 pessoas, muitas sofrendo com insolação e exaustão, estavam junto aos corpos na carroceria, que não tinha ar condicionado ou água, disse o chefe do corpo de bombeiros de San Antonio, Charles Hood.

O motorista do caminhão foi preso e será acusado, disse o procurador do Distrito Ocidental do Texas, Richard Durbin, e os promotores trabalharão para identificar outros responsáveis.

"Estas pessoas estavam indefesas nas mãos de seus transportadores", disse Durbin em um comunicado, acrescentando que o calor no sul do Texas é "um castigo" nesta época do ano.

"Imagine o sofrimento deles, presos em uma carroceria sufocante, em um calor de mais de 37 graus", ele disse. Eles foram vítimas de "impiedosos contrabandistas humanos, indiferentes ao bem-estar de sua frágil carga", acrescentou.

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, descreveu a situação como uma "tragédia horrível" e disse que outros suspeitos fugiram do local quando os policiais chegaram.

"Olhando o vídeo, havia vários veículos que vieram e pegaram outras pessoas que estavam no caminhão", disse McManus.

Vinte pessoas foram levadas a sete hospitais e suas condições variavam entre "crítica a muito crítica", disse o chefe do corpo de bombeiros. Oito outros estão hospitalizados em condições de menor gravidade, ele disse.

As pessoas variavam entre jovens em idade escolar a adultos na faixa dos 20 e 30 anos, ele disse.

McManus disse que as autoridades foram levadas ao local por um homem que se aproximou de um funcionário da loja pedindo água.

McManus disse que o Departamento de Segurança Nacional se juntou à investigação. A origem do caminhão é incerta, ele acrescentou.

Fonte - Reuters