Buscar

14/08/2017 às 14:30, Atualizado em 14/08/2017 às 13:17

Unidade do Exército de MS pediu verba para não sofrer corte de energia

Cortes de verba afetaram unidades a nível nacional.

Cb image default
Foto: Reprodução Midiamax

Na quarta-feira passada (9), uma unidade de fronteira do Exército Militar de Mato Grosso do Sul teria entrado em contato com o Quartel-General do Exército, em Brasília, para pedir recursos a fim de evitar um possível corte de energia da organização. As informações são da Agência Estadão.

Segundo a reportagem, a unidade, que ficaria localizada na fronteira com o Paraguai e atuaria no combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas, solicitou ajuda por falta de verba. O Quartel-General enviou dinheiro antes que a luz da unidade fosse cortada.

Nos últimos cinco anos, houve uma redução de 44,5% no Orçamento do Exército Militar Brasileiro. Só neste ano, segundo o Comando das Forças Armadas, houve um contingenciamento de 40% dos recursos, sendo que a verba da corporação só conseguirá cobrir os gastos até setembro.

Generais afirmaram à reportagem que foram obrigados a usar reservas de combustíveis e armas para poderem operar, pondo em risco a capacidade de "prontidão" das tropas. Outros comandantes temem um risco de "colapso" da corporação.

Neste ano, as Forças Armadas já foram convocadas para atuar em 13 pedidos de Garantia da Lei e da Ordem nos Estados brasileiros, mas falta ao governo pagar R$ 36 milhões para garantir a execução dessas operações.

À reportagem do Estadão, o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, adotou tom diplomático. "O Exército jamais deixará de cumprir suas missões. Os cortes foram muito elevados, fora dos padrões, e, se não forem readequados em curto prazo, terão impacto direto para a continuidade das ações na Força", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.