Buscar

13/08/2017 às 09:03, Atualizado em 12/08/2017 às 23:34

Superlotados, cemitérios públicos agora só atendem famílias carentes

Exumações são únicos meios de abertura de vagas nos cemitérios públicos.

Com 83.720 sepulturas ocupadas nos três cemitérios públicos de Campo Grande – Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião –, não há mais espaço disponível para novos sepultamentos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) informou que adota medidas para garantir vagas nos cemitérios Santo Amaro e São Sebastião (conhecido como Cruzeiro) para o atendimento dos casos amparados pela assistência social, os chamados “carentes sociais”.

Novos sepultamentos nos dois locais só ocorrem nos casos de quem se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação que dá direito ao auxílio-funeral. “Para esta parcela da população, os atendimentos permanecem sendo prestados normalmente e gratuitamente, de acordo com a norma legal”, afirmou, em nota, a Semadur. Mas a prefeitura mantém o trabalho de liberação de vagas por meio de exumações nos casos das famílias que não adquiriram o jazigo, com retirada dos restos mortais – que pode ser feita a cada cinco anos.

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados 935 sepultamentos nos três cemitérios públicos municipais, média de 155 por mês. O maior cemitério da Capital, o Santo Amaro, foi fundado em 1961 e tem mais de 41,2 mil sepulturas. Já o São Sebastião tem 28,2 mil sepulturas, e o Santo Antônio, onde não é mais feito sepultamento de “carentes”, tem 14,2 mil sepulturas.

Fonte - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.