Buscar

15/04/2024 às 11:30, Atualizado em 15/04/2024 às 11:44

Saída de clubes da Libra acende o alerta no Flamengo, após lei do mandante

Na última semana, a Libra perdeu cinco clubes paulistas, inesperadamente

A situação da Libra vem sendo observada de perto nos bastidores do futebol e no que se refere aos direitos de transmissão do Brasileirão 2025. Esta liga é formada por clubes grandes, como Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Grêmio e outros.

Na última semana, a Libra perdeu cinco clubes paulistas, inesperadamente. Embora com menos torcedores que as agremiações citadas acima, estas entidades juntas representam força no mercado. Afinal, a lei permite que apenas o mandante seja o responsável por comercializar o direito de imagem de suas partidas. No Brasileirão, cada clube joga 19 partidas em casa e outras 19 fora, em pé de igualdade.

Segundo informações reveladas em primeira mão pelo portal F5, quatro entidades desembarcaram da Libra. São elas: Botafogo-SP, Mirassol, Ponte Preta, Ituano e Novorizontino. Estes clubes não concordaram com a proposta da Globo para o contrato pelos direitos de transmissão do Brasileirão entre 2025 e 2029.

Os comentários são que o contrato acertado é mais vantajoso para a emissora carioca do que aos clubes. Por exemplo, se o Corinthians não voltar à Libra, a Globo pode descontar 11% do contrato de mais de R$ 1 bilhão oferecido. O time paulista desembarcou momentos antes da liga assinar com o Grupo Globo.

Entretanto, se a Libra conquistar mais clubes, não há uma previsão de aumento de receita. Ou seja, as entidades fatalmente ganharão menos na divisão do bolo. Além do mais, a Globo pode romper o contrato a partir de 2027 se a inflação do ano superar os 15%, conforme revelado pela Folha em primeira mão. As cláusulas foram aceitas pelos clubes envolvidos neste grupo.

LFU vem se fortalecendo para negociar jogos

Não bastasse ter deixado a Libra, os cinco clubes paulistas devem fechar com a Liga Forte União (LFU), que detém a maioria das entidades até aqui. Em resumo, esta liga terá mais poder de mercado reunindo mais clubes.

Por exemplo, se a Liga Forte União tiver, pelo menos, 11 entidades no Brasileirão 2025, poderá vender estes mandos e, de quebra, um superpacote que envolve fortes duelos com as grifes de Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Grêmio como visitantes. Ou seja, um bolo de jogos bem mais interessante do que o da Libra.

A LFU vem se fortalecendo com clubes da série A e série B do Brasileirão deste ano. Ou seja, esse poderio pode ser ampliado no ano que vem. Afinal, quatro clubes vão ascender ao futebol brasileiro. Em contrapartida, pode perder alguma entidade que esteja na LFU e seja rebaixo. Já a Libra precisa que o Santos necessariamente suba para ampliar seu pacote de jogos no ano que vem e deixá-lo mais interessante ao mercado.

A LiveMode será responsável por vender os jogos da LFU e é possível que haja pacotes diferenciados para emissoras de televisão, internet e streaming. Neste bolo estão os seguintes clubes da série A: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude. Já em outras séries estão: Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.