Publicado em 13/11/2017 às 17:36, Atualizado em 13/11/2017 às 17:05

Record apresenta matéria especial sobre caso William Waack

O programa resumiu o caso e entrevistou os responsáveis por divulgar as imagens.

Redação,

O "Domingo Espetacular", da Record, dedicou o quadro "Reportagem da Semana", do último domingo (12), a William Waack, apresentador do "Jornal da Globo" - afastado de suas funções após ter vídeo com comentários racistas divulgados na web. O programa resumiu o caso e entrevistou os responsáveis por divulgar as imagens.

Diego Pereira, operador de TV, afirmou ter presenciado a situação em novembro de 2016. "Diego não acreditou no que ouviu", informou a repórter. O profissional ainda disse que se sentiu ofendido, assim como todos nos bastidores da emissora.

A reportagem, que durou cerca de 10 minutos, também ouviu Robson Cordeiro, uma das pessoas que ajudou a divulgar o vídeo, e militantes negros.

Para quem não sabe, nas imagens divulgadas é possível ouvir uma buzina instantes antes do início da participação do âncora no noticiário. Irritado, o veterano disparou: "Está buzinando por que, seu mer%@ do cac#$&*? [..] Deve ser um... não vou nem falar, eu sei quem é...". Em seguida, o jornalista parece dizer ao seu convidado: "Preto, né?".

Na última quarta-feira (8), a Rede Globo decidiu suspender o profissional de suas funções dentro da emissora. No comunicado emitido, a empresa garantiu: "A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida".