Buscar

23/08/2017 às 11:31, Atualizado em 23/08/2017 às 11:22

Psicólogos da Assistência Social participam de evento em Campo Grande

Esta programação foi alusiva ao dia 27 de Agosto, dia em que se comemora os 55 anos de regulamentação do profissão no pais.

Cb image default
Divulgação

Aconteceu na última sexta-feira (18) a Escola do SUAS/MS, o primeiro encontro de Psicólogos que atuam na Assistência Social de Mato Grosso Sul. Com a participação maciça dos Psicólogos Sociais de Nova Andradina, o encontro teve foco no papel do Psicólogo na Assistência Social e na luta pela melhoria das condições trabalhistas, como a regulamentação das 30 horas semanais e o piso salarial, ainda não conquistados pela categoria.

Esta programação foi alusiva ao dia 27 de Agosto, dia em que se comemora os 55 anos de regulamentação do profissão no pais. Neste ano tem como tema “Toda Psicologia nos interessa, um olhar sobre a diversidade da Psicologia brasileira e os vários espaços em que psicólogas/os podem exercer suas atividades profissionais”.

A prática da psicologia na Assistência social é nova, a nível nacional formalizou-se em 2005, com a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB SUAS) e em 2006 – Aprovação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB RH). Com a aprovação da Lei n. 12.435/2011, regulamentou-se de vez, a importância do trabalho interdisciplinar na Assistência Social, com a composição das equipes, por Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e outros profissionais.

“Vimos neste evento um momento de termos orientações técnicas a respeito do trabalho do psicólogo do SUAS, uma vez que, ainda estamos construindo nossa atuação, temos poucos estudos e capacitações a respeito. E também um espaço para a discussão política da profissão, a participação em sindicatos e luta por direitos trabalhistas, pontua a Psicóloga Sonia Amaral, Sub Secretária de Assistência Social.

A caravana de Nova Andradina contou com dez profissionais presentes, a maior do interior do Estado. Psicólogos da rede governamental e não governamental se organizaram com a articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

“Como já falamos em outro momento, temos procurado desenvolver a linha do ‘Cuidar de Quem Cuida’, a participação em eventos, cursos e capacitações é uma das ações desta linha. As entidades não governamentais são parceiras, fundamentais para a execução dos serviços. Ficamos bem satisfeitos com o envolvimento de todos”, afirma a secretária Julliana Ortega.

Estiveram presentes no encontro os Psicólogos:

Felipe Moretti - Atua no CREAS

Aline Nunes Ramos - atua no CREAS

Vanessa Gregório de Oliveira - Atua na ANDEF

Danielle Lima Campos – Atua no Lar Alternativo São José

Danieli Souza Fernandes - Atua no Lar Sagrado Coração de Jesus

Joyce dos Santos Tortola – Atua no Esquadrão da Vida

Célia Cristine Mocelin Vaez – Atua no CRAS

Milene Muniz Ricci Lemos - Atua na APAE

Robson Luiz da Silva Juremeira – Atua no Projeto Vida Plena

Sonia Cristina Rodrigues Amaral - Atua na Secretaria de Assistência Social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.