Publicado em 24/10/2017 às 11:30, Atualizado em 24/10/2017 às 11:29

Projeto de tecnologia educacional de Nova Andradina é destaque na USP

O "Férias Programada" foi selecionado para participar como modelo de programação na escola pública.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Pensado como estratégia de proporcionar o acesso dos estudantes a softwares e plataformas de programação durante o período de férias estudantis, o projeto “Férias Programada”, idealizado e implantado em Nova Andradina pelo Núcleo de Tecnologias Municipais da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, foi um dos destaques apresentados na Conferência Scratch Brasil 2017, realizada na cidade de São Paulo na primeira quinzena de outubro.

O projeto “Férias Programada” foi o único selecionado no Mato Grosso do Sul a participar da Conferência na categoria participação relâmpago. A iniciativa nova-andradinense foi apresentada pela coordenadora do Núcleo de Tecnologias Municipais professora Kelle Ester.

A Conferência foi realizada pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo - USP em parceria com o Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab Redes de Aprendizagem Criativa, e pela Fundação Lemann. O encontro nacional reuniu gestores, educadores, pesquisadores e desenvolvedores de todo o país, interessados em criar, compartilhar e colaborar com o Scratch no Brasil.

Dentre as diversas figuras de destaque no desenvolvimento destas plataformas educacionais, participou do evento o americano criador do Scratch Mitchel Resnick.

O projeto sul-mato-grossense se destacou por utilizar o Scratch na educação pública no período de férias escolares, aplicado no meio do ano de 2017, com o objetivo de ofertar às crianças e aos jovens, o uso de softwares de programação como recurso interativo e lúdico na criação de animações, histórias ou jogos, além de estimular o desenvolvimento da criatividade e autonomia estudantil.

O projeto “Férias Programadas” visa também divulgar e propagar o ensino de programação no município, democratizar o acesso a softwares de programação. A proposta educacional apresentada pela professora Kelle Ester agradou a plateia presente no auditório da USP, que apontou a ideia, da mesma forma seu título, extremamente pertinentes e criativos.

O mesmo projeto foi selecionado para participar como modelo de programação na escola pública, bem como de equidade educacional, na PBL2018 International Conference, que acontecerá em Santa Clara – Califórnia - Estados Unidos, em fevereiro de 2018.

Fonte - Assessoria