Buscar

29/09/2017 às 10:04, Atualizado em 29/09/2017 às 11:02

Profissionais debatem prevenção e suicídio em Nova Andradina

A ação realizada nesta quarta-feira (27), na Câmara de Vereadores.

Cb image default
Foto; João Claudio

O Governo Municipal por meio das Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social e de Saúde realizaram na noite desta quarta-feira (27), uma Mesa Redonda Multiprofissional sobre o tema “Prevenção e Suicídio – pela Valorização da Vida”, na Câmara de Vereadores de Nova Andradina.

O debate realizado por profissionais de diversas frentes de atuação levou informações importantes a centenas de participantes, acerca do tema sensibilizado pelo “Setembro Amarelo”, campanha nacional que aborda a atenção e prevenção aos aspectos psicossociais que estimulam o suicídio, iniciada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e realizada pela primeira vez em Nova Andradina.

O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito; sob o aspecto estatístico regional, os dados são alarmantes: Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de suicídios do Brasil. Sob uma perspectiva global, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.

Para a Mesa redonda, a coordenação do evento contou com profissionais da área de saúde para apresentar ideias e subsídios ao público presente. Para falar sobre os aspectos que orientam a escuta qualificada na prevenção do suicídio, o médico Thiago Bavaresco discorreu sobre as atribuições médicas na atenção psíquica do paciente. Bavaresco elogiou a estrutura local no atendimento psicossocial e relatou sobre a importância do cuidado profissional ao comportamento do paciente como forma de verificar indicativos de depressão. Em seguida, sobre o acolhimento profissional como modo preventivo, a psicóloga Jane Vasconcelos defendeu a atenção solidária às queixas da pessoa, apresentando-se como ouvinte que se interessa pelo restabelecimento e fortalecimento psicológico do paciente.

Sobre outras características da pessoa em situação de depressão, a psicóloga Sônia Rodrigues, que atua como subsecretária da SEMCIAS de Nova Andradina, apresentou o tema “Automutilação: Cortes que Falam”, tema definido como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio.

A Mesa foi coordenada pela enfermeira Graziela Braz da Silva, diretora do CAPS de Nova Andradina. Os secretários municipais de Cidadania e Assistência Social e de Saúde Julliana Ortega e Norberto Fabri Junior, titulares das pastas gestoras que realizam a campanha na cidade, também compuseram a plataforma de autoridades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.