Buscar

06/07/2017 às 13:00, Atualizado em 06/07/2017 às 11:36

Procon autua 7 farmácias por venda de medicamentos vencidos

Apenas uma farmácia fiscalizada não havia irregularidades.

Cb image default
Divulgação

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) fiscalizou oito farmácias no Centro de Campo Grande nos dias 29 e 30 de junho e autuou sete por várias irregularidades, entre elas venda de medicamentos vencidos.

O Procon, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) também constataram a prática de divergência de preços, entre o valor exposto na prateleira e o registrado no caixa e por expor produtos sem preço ou sem informação clara e adequada.

No total, foram descartados 41 itens vencidos, entre medicamentos anti-inflamatórios, pomadas, analgésicos, suplementos, alimentos para nutrição de crianças e outros produtos, como refrigerantes, sorvete e salgadinhos de milho.

O Procon esclarece que quando são localizados produtos vencidos, os fornecedores realizam o descarte na presença dos fiscais. Em apenas um estabelecimento não foi encontrado nenhuma irregularidade.

Em dois locais foram verificadas diferenças entre os preços dos produtos expostos nas prateleiras os registrados nos caixas em torno de 10% do total dos itens coletados na amostragem.

Em algumas gôndolas foi verificada ausência de etiquetas de preços. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), deve ser assegurado ao consumidor o direito de informação adequada e clara sobre os diferentes produtos.

Segundo o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, as fiscalizações nesses estabelecimentos terão continuidade nos bairros da capital e também no interior do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.