Publicado em 13/04/2017 às 16:02, Atualizado em 13/04/2017 às 13:22

Previdência: idade na transição pode ser de 50 para mulher e 55 para homem

O relatório final da proposta de reforma da Previdência será apresentado à comissão especial.

Redação,

O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), disse nesta quarta-feira, dia 12 de abril, que avalia idade de 50 anos para mulheres e 55 anos para homens na regra de transição da aposentadoria. "Tudo indica que será algo nesse tom", disse o relator após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Maia disse que será mantida a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem ter direito ao benefício. "Continua valendo o que está na PEC: 65 anos", disse

O relatório final da proposta de reforma da Previdência será apresentado à comissão especial, que analisa o mérito da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16, na próxima terça-feira (18), em reunião do colegiado marcada para as 11 horas, segundo informou o presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), e confirmado pelo relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), após reunião com Henrique Meirelles e o secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

Carlos Marun informou que antes da apresentação do parecer sobre a reforma na comissão, o relator Arthur Maia irá apresentá-lo aos deputados da base aliada do governo "possivelmente em reunião com o presidente Michel Temer".

Segundo o relator, a reforma da Previdência vai valer para todos os brasileiros, sem exceção. "A reforma continua valendo para todos os brasileiros. Isso é um compromisso pessoal do presidente Michel Temer.

Não seremos nós deputados que cometeremos a irresponsabilidade de mudar essa realidade. Não admitiremos exceções nessa PEC. Não é só para parlamentares, vale para juízes, promotores, presidente da República para funcionários públicos", disse Maia.

De acordo com o relator, o grande mérito da reforma é tratar os brasileiros de forma igual. "Isso é grandioso e demonstra evolução institucional do país, à medida que as leis sempre preservaram privilégios. Essa lei vai tratar todos de maneira igual".

Sobre a abertura de inquérito contra parlamentares citados em delações premiadas da Odebrecht, Carlos Marun disse que o caso não irá atrapalhar a votação da reforma da Previdência. "A divulgação dos nomes e a Operação Lava Jato não vão afetar em nada os trabalhos da reforma previdenciária. Seria uma irresponsabilidade a gente permitir que a Lava Jato atrapalhe a votação da reforma".

Em relação à reunião com o ministro Meirelles, Arthur Maia disse que não trataram de mudanças no texto da proposta e que a reunião foi para tratar de detalhes do que vem sendo acertado. Ele lembrou que o ministro tem participado o tempo inteiro das reuniões sobre a reforma do sistema previdenciário.

Fonte - Agência Brasil