Buscar

06/07/2017 às 16:00, Atualizado em 06/07/2017 às 15:47

Polícia Militar de Nova Andradina divulga balanço das ocorrências do 1º semestre/2017

Apenas na última semana, 24 prisões foram efetivadas.

Cb image default
Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Rodrigo Alex Potrich.Foto: Marcos Donzeli (Arquivo Nova Noticias)

Se de um lado o número pode parecer alto, do outro, o saldo é positivo ao mostrar um cenário com menor incidência de crimes este ano em Nova Andradina.

De janeiro até junho, a Polícia Militar conduziu um total de 483 pessoas à delegacia, contra 630 do mesmo período do ano passado.

Apenas na última semana, 24 prisões foram efetivadas, com destaque para a atuação da Força Tática que tirou de circulação várias pessoas que agiam no tráfico de drogas e no crime organizado como um todo.

Envolvendo também menores de idade, casos de furtos e tentativas também tiveram intervenções policiais com um total de cinco suspeitos detidos.

Os índices indicam que em 2016 chegou a um número de 1.323 pessoas conduzidas à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, destas, 101 foram autuadas em flagrante. Já neste semestre somam 48 as autuações.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Rodrigo Alex Potrich, deu ênfase inicialmente ao balanço dos primeiros 60 dias à frente do posto. Analisando os números, ele diz que é positivo o saldo das ações efetivadas que resultou na redução considerável de furtos e roubos, além das prisões em relação ao tráfico de drogas no município.

Ao fazer uma análise dos dois primeiros meses de trabalho, o comandante destacou o empenho do efetivo e a contribuição da sociedade como um todo ao acionar a PM para fazer algum tipo de denúncia.

“No trabalho desenvolvido nesses primeiros 60 dias, temos a certeza que estamos no caminho certo, buscando acima de tudo uma integração com as outras forças de segurança do município e do Estado para colocarmos em prática um trabalho à altura do que a sociedade espera”.

Não apenas por se tratar da missão constitucional a ser seguida, o coronel diz que o policiamento ostensivo tem atenção especial e é o grande responsável pela queda nos índices de crimes em Nova Andradina.

Outro fator que merece destaque é a atuação enérgica da Força Tática com a volta do tenente Nelson Vieira Tolotti, que comanda a equipe especial de policiamento.

O policiamento intensificado em Nova Andradina é, segundo o comandante, não apenas uma realidade exclusiva da cidade que é a principal da região.

Diz ainda que ações específicas são desenvolvidas em toda a área do batalhão. “Considerado o que mais tem subunidades do Estado, o nosso batalhão tem atenção em toda sua área de abrangência, incluindo o município de Santa Rita do Pardo que é o maior em MS em extensão territorial, e que passou a pertencer ao batalhão”.

O comandante destacou que um dos entraves que se deparou logo que assumiu o batalhão foi encontrar uma frota com viaturas desgastadas pelo tempo e que emperravam a otimização do policiamento. Com a destinação dos novos veículos, ele comemora a maior eficiência nas ações prestadas pela Polícia Militar.

“Hoje a realidade é outra e quem ganha com isso é a sociedade que tem acesso a um melhor serviço prestado pela PM”.

Outro entrave é o número de efetivo abaixo do necessário. Trata-se de uma política de estado e estamos aguardando a abertura de concursos que podem estar ocorrendo até o final de ano, enquanto isso vamos buscando alocar e otimizar o nosso efetivo de maneira mais eficaz possível”.

Por fim, o comandante destacou que os 60 dias foram de bastante empenho e dedicação para atender a sociedade. “O principal fator positivo que pude notar nessa fase inicial de trabalho é o elemento humano”.

Temos um efetivo bastante empenhado com uma força de vontade muito grande de trabalhar.

Só tenho a agradecer a sociedade e o efetivo pelo empenho, dedicação e presteza. Vamos continuar trabalhando para reduzir os índices de crimes ainda mais. (Com informações da assessoria da PM).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.