Publicado em 20/05/2017 às 12:05, Atualizado em 20/05/2017 às 12:16

Pecuaristas temem reduçãonos abates e queda de preços no Estado

Famasul e Acrissul preparam campanha para vender gado à vista.

Redação,

Quando começava a se recuperar dos estragos causados pela Operação Carne Fraca, a qual investigava esquema de corrupção em três frigoríficos do grupo JBS que teve reflexos internacionais, o setor produtor foi novamente cercado de incertezas em decorrência das graves denúncias apresentadas pelo Joesley Batista, um dos sócios da companhia, que atingem até mesmo o presidente da República, Michel Temer.

Conforme o presidente da Associação de Criadores de Mato do Sul (Acrissul), Jonathan Barbosa, por enquanto, os abates seguem normalmente. No entanto, o mercado aponta para comprometimento de escalas futuras de abates e, consequentemente, queda no preço da arroba.

Essa redução na escala de abates também deve influenciar no preço da arroba, que já estava em queda por conta da operação anterior.

Sendo a JBS responsável por 43,7% dos abates realizados em todo o Estado e dona das maiores plantas em operação, o comprometimento na escala dos abates pode gerar uma superoferta de bovinos no mercado.

Além de orientar cautela na hora da venda do gado, a Acrissul vai apoiar a campanha de conscientização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para a venda à vista.

Fonte  - Correio do Estado