Buscar

12/08/2017 às 16:35, Atualizado em 12/08/2017 às 13:00

Novos Promotores de Justiça Substitutos do MPMS são empossados

O Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, deu posse aos 13 novos Promotores de Justiça Substitutos aprovados no último XXVII Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (10/08) no Palácio da Justiça “Des. Leão Neto do Carmo”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

A mesa de autoridades foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e composta pelo Procurador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Adalberto Neves Miranda, representando o Governador do Estado do MS, Reinaldo Azambuja Silva; pelo Deputado Estadual, Herculano Borges Daniel, representando o Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Júnior Mochi; pelo Desembargador, Julizar Barbosa Trindade, vice-presidente do Tribunal de Justiça, representando o Des. Divocir Schreiner Maran, Presidente do TJMS; pelo Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Pereira Duarte; pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues.

Antes de iniciar a posse, o Procurador-Geral de Justiça entregou uma placa ao Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Pereira Duarte, por cumprir com excelência o seu segundo mandato junto ao mencionado Conselho, e por exercer o cargo de Presidente da Comissão Permanente do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, bem como da Comissão Temporária de Memória Institucional.

A placa, em homenagem, contém os seguintes dizeres: “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio de seu Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, presta homenagem ao Procurador de Justiça Militar e Conselheiro Nacional do CNMP, Antônio Pereira Duarte, em reconhecimento à sua honrosa atuação no Conselho, contribuindo para o engrandecimento dos Ministérios Públicos em todo o País”.

Em seguida, o Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan, Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, fez a leitura do Termo de Compromisso e Posse dos Promotores de Justiça Substitutos que assinaram o documento, após o juramento. Na oportunidade, receberam a identificação funcional.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos saudou os novos empossados em nome do Colégio de Procuradores de Justiça e os parabenizou por terem vencido todas as dificuldades para hoje integrarem o Ministério Público Estadual. Ela destacou também o comprometimento que os novos Membros terão com a Instituição e com a sociedade. “As senhoras e os senhores passam a pertencer a uma Instituição que tem acalentado os ideais de uma nação livre e soberana na qual muito nos orgulhamos”, ressaltou.

Em seguida, fizeram pronunciamentos saudando os empossados o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; e o Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP,Lindomar Tiago Rodrigues.

A Promotora de Justiça Substituta, Lenize Martins Lunardi Pedreira, falou em nome dos empossados e agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça, da Administração Superior do MPMS, da ASMMP e de todos os envolvidos no XXVII Concurso Público. Agradeceu também aos familiares e amigos por todo apoio e dedicação para que eles pudessem realizar o sonho de integrar o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Ela citou Mário Quintana “Primavera cruza o rio. Cruza o sonho que tu sonhas. A primavera vem chegando”. “A nossa primavera chegou meus amigos”, comemorou.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, disse que "mais uma vez vivenciamos um rito de passagem, um encerramento de um ciclo e o início de outro" se referindo à chegada dos novos Promotores de Justiça e à saída do decano Antônio Duarte. Ele destacou o trabalho do Conselheiro no CNMP e desejou sucesso ao trilhar novos caminhos. “Brilhante trabalho realizado no CNMP, transformando o cotidiano do Ministério Público”. “Parabéns e trilhe o caminho da vida para edificar novos edifícios e sedimentar novas amizades”, desejou Paulo Cezar dos Passos a Antônio Pereira Duarte.

Aos novos empossados, o Procurador-Geral de Justiça destacou que eles simbolizam “a virtude da esperança de que o Ministério Público seguirá com capacidade e eficiência na árdua tarefa de realizar os ideais da Justiça, de promover e tornar concreto os ideais da república e da democracia, de fazer prevalecer os direitos fundamentais, humanos e sociais”. Em nome da Instituição, o Procurador-Geral de Justiça desejou um caminho de sucesso e felicidade aos novos membros. “Nós os recepcionamos para a árdua e gratificante tarefa de promover a justiça em todos os seus sentidos possíveis, buscando a reversão de toda injustiça e reparando qualquer espécie de dano. Que Deus os ilumine na nova e infinita jornada que se descortina no horizonte dos senhores”, finalizou.

A homenagem aos empossados foi realizada pelo Coral do Tribunal de Justiça que executou o Hino Nacional e a “Comitiva Esperança”, de autoria de Almir Sater.

Empossados

São os seguintes os candidatos que tomaram posse: Adriano Barrozo da Silva, Anthony Allison Brandão Santos, Fabio Adalberto Cardoso de Morais, Felipe Almeida Marques, Gilberto Carlos Altheman Júnior, Gustavo Henrique Bertocco de Souza, Juliana Pellegrino Vieira, Lenize Martins Lunardi Pedreira, Mariana Rocha Rubini, Mariana Sleiman Gomes, Mateus Sleiman Castriani Quirino, Michel Maesano Mancuelho e Paulo Henrique Mendonca de Freitas.

Fonte: Assecom MPMS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.