Buscar

03/06/2017 às 13:37, Atualizado em 02/06/2017 às 20:39

Novo Fies deve acabar com carência para pagar dívida

Desde o ano passado, integrantes da área econômica do governo trabalham na revisão do Fies.

Cb image default
Pelas novas normas, estudante deverá saber o valor total de sua dívida na data da contratação do financiamento

A revisão no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que deve ser anunciada neste mês pelo governo Michel Temer, prevê fim do prazo de carência para que os estudantes iniciem o pagamento da dívida. Atualmente, o aluno só começa a pagar as parcelas ao governo um ano e meio após a conclusão do curso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No modelo atual, o governo paga para a instituição de ensino os valores das mensalidades. Já o estudante tem o prazo de carência para começar a quitar a dívida com o governo. No novo Fies esse prazo não será mais previsto. As regras valerão para os contratos futuros.

Segundo o jornal, assim que firmar o contrato de financiamento estudantil, o aluno saberá o valor total da dívida. Hoje, o financiamento é atualizado anualmente a partir do reajuste das mensalidades. Ainda não está definido se as instituições serão impedidas de aumentar os preços. Existe uma lei que prevê reajuste anual de acordo com os custos de cada curso, independentemente da inflação.

Desde o ano passado, integrantes da área econômica do governo trabalham na revisão do Fies. A ideia é deixar o programa mais sustentável financeiramente. A taxa de inadimplência é de cerca de 50%.

Fonte - Valor Economico

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.