Buscar

06/12/2017 às 15:29, Atualizado em 06/12/2017 às 12:31

Nova CNH terá microchip como cartão de crédito e começa a vigorar em 2019

O formato de cartão inteligente se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Cb image default
Foto: Reprodução Campograndenews

Cartão de plástico com microchip com todas as informações do motorista. É a CNH Digital, que deve começar a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019, diz a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que deverá ser publicada ainda nesta semana.

Os Detrans de todo o país deverão estar prontos para o modelo da nova Carteira Nacional de Habilitação até o final de 2018. A expectativa é de que a nova CNH irá reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.

O formato de cartão inteligente se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

A novidade também abre as portas para que o documento se torne mais "universal", podendo (no futuro) servir para pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip). Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.