Publicado em 06/10/2017 às 13:00, Atualizado em 06/10/2017 às 13:23

NOVA ANDRADINA: Samu 192 comemora 4 anos com mais de 6 mil atendimentos

Composta por 10 profissionais, a equipe se reveza para atender 24 horas a população, todos os dias.

Redação,
Cb image default
Divulgação

No primeiro dia de outubro o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192) completou quatro anos de existência em Nova Andradina e, desde a sua implantação, já foram realizados 6.121 ocorrências, além das orientações feitas por meio de chamadas telefônicas. A equipe de profissionais atuam também em ações e parcerias com a comunidade regional, realizando palestras, campanhas educativas.

Composta por 10 profissionais, a equipe se reveza para atender 24 horas a população, todos os dias. O atendimento é realizado por uma viatura da classe B, com suporte básico de vida, equipada com aparelhos como oxigeno-terapia, secreção e aspiração.

Comemorando estes 4 anos de atividades, a coordenadora do Samu, enfermeira Yara Bianchi, presta contas ao município através de um relatório apontando que a maioria das ocorrências são resultantes de casos clínicos, como dores do peito e abdominais, diabetes descompassadas, hipertensão arterial, que correspondem a 71% (4.321 ocorrências), enquanto os casos de traumas causados por acidentes domésticos, de trânsito, no trabalho ou seguidos de agressões, somam 29% (1.800 ocorrências).

Yara considerou que parte da população confunde as atribuições de cada instituição dirigidas aos Bombeiros e ao SAMU. Segundo ela, o Samu é mais acionado para as ocorrências clínicas, mas também atende acidentes com vítimas. Em alguns casos, ambos trabalham juntos no atendimento emergencial, principalmente em acidentes de trânsito, quando envolve mais de uma vítima. Segundo a coordenadora, mais de 90% das emergências são encaminhadas ao Hospital Regional.

“Não são poucas as vezes que os Bombeiros são chamados ao mesmo tempo e, por questão de respeito, quem chega primeiro, coordena o atendimento. No caso do SAMU, por exemplo, não existem equipamentos para resgate quando a vítima está presa em ferragens, isso é feito exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros; nesta situação, quando não há necessidade, a viatura é dispensada”, afirma Yara.

A equipe é formada pelo seguinte efetivo:

Técnicos de Enfermagem

Edna da Silva Amarante

Ana Maria de Souza L. Seleguim

Claudecir Raimundo de Oliveira

Milena Cristina da Silva

Marcos Ribeiro Vital

Condutores/Socorrista

Adriano de Souza Toloti

Marcos Roberto Novais Teles

Rodrigo Barbosa Duarte

Silvio Luiz Rodrigues

Enfermeira

Yara Bianchi Aguiar.

Com informações da assessoria da prefeitura