Buscar

28/04/2017 às 19:19, Atualizado em 28/04/2017 às 17:21

NOVA ANDRADINA: Profissionais da educação da Rede de Ensino Municipal e Estadual participam de formação do Programa Agrinho

Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

Cb image default
Mais de 30 profissionais da educação estiveram presentesFoto: Natalho Cuer

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou uma formação do Programa Agrinho, direcionada aos coordenadores pedagógicos e diretores da Rede de Ensino Municipal e Estadual. Estiveram presentes fazendo o curso, os coordenadores da Coordenadoria Regional.

Participaram da formação mais de 30 pessoas da área da educação e o objetivo do curso foi capacitá-los para iniciar o Programa Agrinho nas escolas.

Ministrado por Paulo Goulart, Instrutor do Senar e Famasul, a formação foi realizada nos dias 25 e 26 de abril no Auditório da Prefeitura Municipal. O Programa Agrinho é uma parceria com o Sindicato Rural, que é o mobilizador do programa nos municípios e com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Para o secretário Fabio Zanata (SEMEC), o objetivo do Programa Agrinho é trazer o que se passa na área rural para a área urbana. “Temos que incentivar os professores e alunos. Temos que tirar proveito do programa e aproveitar essa aprendizagem ao máximo. Acredito nos nossos profissionais da educação e que é possível trazer ótimos resultados para o município”, declarou.

Conheça o Programa Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

O programa iniciou as atividades em 2016 com 40 municípios parceiros, 348 escolas municipais e estaduais e previsão de atender 120 mil alunos durante o ano letivo.

O Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses. Com Agrinho MS.

Fonte: Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.