Publicado em 14/06/2017 às 18:30, Atualizado em 14/06/2017 às 15:45

NOVA ANDRADINA: Palestra orienta como prevenir acidentes com animais peçonhentos

Os palestrantes apresentaram os principais animais peçonhentos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Uma parceria entre o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, o Campus local do IFMS e Corpo de Bombeiros promoveu na última sexta-feira (9), um treinamento para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Na palestra, compareceram aproximadamente 50 estudantes do curso de agronomia, zootecnia e técnico agrícola no auditório do Campus Nova Andradina da UFMS – Universidade Federal.

A apresentação do tema foi feita pelo biólogo e entomólogo do CCZ, Jhoy Alves Leite, pela enfermeira Daniela Santi, com a colaboração do Cabo Bombeiro Edson Amarante, que esclareceram dúvidas e orientaram os participantes quanto aos riscos do contato com animais peçonhentos e acidentes com os mesmos.

Os palestrantes apresentaram os principais animais peçonhentos, que são escorpiões, serpentes, aranhas, abelhas, taturanas e suas respectivas diferenciações, e explanaram os índices de ocorrência de acidentes, sobretudo, como agir na prevenção e na realização dos primeiros socorros.

O professor do IFMS Ricardo Pini Caramit que acompanhou os estudantes na palestra, enalteceu a iniciativa trabalhada na semana do meio ambiente. “A palestra foi de extrema importância visto que os alunos podem se deparar com animais peçonhentos no IFMS”, disse Ricardo Pini. Já a palestrante enfermeira Daniela Bulcão Santi, defendeu a abordagem do assunto junto aos estudantes. “Ter parcerias que colaborem neste alerta é essencial para que a comunidade acadêmica do nosso campus, que é rural, compreenda a magnitude que estas ocorrências podem ter”, alertou Daniela.

Segundo o biólogo Jhoy Alves, desenvolver esse tema está muito além de prevenir acidentes. “Humanos, animais e vegetais e outros fazem parte da grande biodiversidade do planeta Terra, e compreender equilíbrio no relacionamento dos mesmos é de suma importância. Participar da Semana do Meio Ambiente do IFMS é uma oportunidade para discutirmos como relacionar meio ambiente, saúde e economia”, refletiu o biólogo.

Fonte - Assessoria