Buscar

18/08/2017 às 20:00, Atualizado em 18/08/2017 às 23:02

NOVA ANDRADINA: Escola Municipal Arco-íris recebe palestra sobre alimentação ministrada pelo biólogo Jhoy Alves Leite

Foram 25 alunos que participaram do bate-papo .

Cb image default
Divulgação

O biólogo e entomólogo do Centro de Controle de Zoonoses de Nova Andradina, Jhoy Alves Leite, realizou a palestra “Saúde à mesa” com os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental – séries iniciais- da Escola Municipal Arco Iris, sobre os alimentos que trazem benefícios à saúde e também os prejudiciais a ela.

Foram 25 alunos que participaram do bate-papo com o profissional que esclareceu diversas dúvidas com apresentações de slides e vídeos. Sobre a alimentação saudável, foi apresentado que vegetais são alimentos são ricos de nutrientes: vitaminas, sais minerais, proteínas e outros. Jhoy também apresentou oito dicas para uma vida saudável como água pura, ar puro, equilíbrio, exercício físico, fé, luz solar, nutrição e repouso.

Sobre a produção de alimentos com aditivos químicos o biólogo apresentou os diversos tópicos:

- O Brasil é o maior produtor e consumidor de agrotóxico do mundo (ANVISA).

- Estudo realizado em vegetais verificou que alguns estavam com quantidade de agrotóxico acima do permitido (ANVISA).

- Agrotóxicos também chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos causam danos ao meio ambiente, à saúde do produtor rural e do consumidor (INCA).

E sobre a produção de alimentos agroecológicos:

- Os alimentos orgânicos são a melhor opção quando se busca: alimentos nutritivos e saborosos, saúde, proteção às futuras gerações, amparo ao pequeno produtor, solos férteis, água pura, biodiversidade, redução do aquecimento global e economia de energia, custo social e ambiental, cidadania e responsabilidade social.

- A produção de orgânicos no Sistema de Agrofloresta.

Nas palavras da professora Marcia Stefano “a palestra foi um bate-papo com as crianças que participaram o tempo todo com perguntas, trocas de experiências e o Jhoy utilizou uma linguagem muito acessível aos alunos, e isso fez com que eles se interessassem mais ainda”.

O biólogo Jhoy Alves Leite declarou que as comunidades científicas e governamentais no mundo reconhecem que é urgente a busca pela conservação e restauração do meio ambiente.

“No Brasil temos importantes exemplos de produtores que já desenvolvem o agronegócio em pequeno e grande escala utilizando os princípios orgânicos. Parabenizo a direção e equipe pedagógica da escola Árco-íris pela iniciativa em desenvolver projetos que estimulam o consumo e a produção de produtos que valoriza todas as formas de vida do planeta. Fica o recado para você: consuma orgânicos!”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.