Publicado em 26/11/2017 às 12:00, Atualizado em 26/11/2017 às 10:54

NOVA ANDRADINA: Audiência pública mobiliza a sociedade no combate ao trabalho infantil

“Investimentos na educação, formação e qualificação profissional, no esporte para crianças e adolescentes vão nos ajudar a erradicar o problema”, diz prefeito.

Redação,
Cb image default
Foto: Bruno Seleguim

Encerrando as atividades voltadas a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Nova Andradina, foi realizada na manhã desta sexta-feira (24), uma audiência pública com órgãos de classe, poder judiciário, entidades sociais e órgãos governamentais para debater a temática social.

Segundo o censo do IBGE de 2010, 961 crianças e adolescentes da cidade estão em situação de trabalho infantil, a grande maioria em áreas rurais e serviços domésticos. Em 2015, o estado de MS selecionou 10 municípios que apresentaram maior incidência deste problema e Nova Andradina foi um das escolhidas para a realização de ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Essa dura realidade foi repercutida pela Presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Nova Andradina, Etiene Chagas. “Não tinha conhecimento de que tantas crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no município. Isso, muitas vezes, fica oculto aos olhos da sociedade. Agora, a realidade nos faz despertar e agir”, declarou. Em seguida, parabenizou o governo municipal pelas práticas adotadas na tentativa de prevenir e erradicar o trabalho infantil e se comprometeu a buscar apoio junto a seus pares para mudar este cenário. “Vou levar esses dados à classe para encontrar alternativas ”, defendeu.

A secretária de assistência e cidadania, Juliana Ortega, afirmou que a comissão municipal e toda a rede de proteção de direitos estão preparadas para identificar os menores que desempenham o trabalho em áreas rurais e urbanas. “Se tem algo que pode mudar a vida de uma criança é a educação. Lugar de criança é na escola. Temos que fortalecer as ações governamentais e fazer a diferença como sociedade”, declarou a gestora.

Em sua primeira participação num evento público em Nova Andradina, o novo juiz de Direito da comarca, Walter Artur Alce Neto, elogiou o poder público e a sociedade pela preocupação com esse assunto e disse estar aberto às parcerias para o bem estar da infância e juventude. “Pelo que percebi, o município tem um trabalho bem significativo nesse sentido. Me coloco à disposição, no âmbito do poder judiciário. Vim para fazer o melhor e atender aos anseios de todos”.

Para o prefeito Gilberto Garcia, a cidade mudou muito desde que o levantamento do IBGE foi realizado, em 2010. Nessa época, o trabalho infantil estava presente nas carvoarias em áreas rurais e locais que não tinham escolas, o que acabava por levar crianças e adolescentes para a atividade. “Hoje, dá para contar nos dedos as carvoarias. Além disso, oferecemos o transporte escolar e condições para os pais colocarem as crianças na escola. No próximo censo que se fizer, certamente, vamos notar uma melhora essa dura estatística”, avalia o chefe do executivo.

Gilberto Garcia acredita que, no momento, o foco central é o aliciamento de menores para do tráfico de drogas e o descaminho por falta de empregos. “Temos que continuar lutando para nos distanciar ainda mais deste ranking doloroso. Os investimentos que estamos fazendo na educação, formação e qualificação profissional, no esporte para crianças e adolescentes vão nos ajudar a erradicar o problema”, pontuou, exaltando que a Banda Municipal Getúlio Vargas é um exemplo de regate de jovens, pois um dos critérios para ser aceito com integrante do grupo é a frequência escolar.

Após os discursos, a consultora da Organização Internacional do Trabalho, Maria Isabel da Silva, proferiu uma palestra retratando questões conceituais sobre o que é o trabalho infantil, mitos e verdades, consequências desta prática e estudos de casos reais.

Fonte - Assessoria